Proposta de prevenção à violência repercute no governo, diz deputado


21/03/2002 16:47

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Para o deputado Rafael Silva (PSB), a disposição do governador Geraldo Alckmin em autorizar obras e serviços que melhorem a vida dos moradores dos conjuntos habitacionais construídos pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) e dos bairros com verbas da Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer é extremamente oportuna e vem ao encontro das propostas, projetos e ações permanentes que o parlamentar defende e implementa na Assembléia Legislativa e nos diversos órgãos do governo estadual.

Desde que assumiu a presidência da Comissão de Promoção Social no ano passado, o deputado Rafael Silva tem articulado com seus pares e setores governamentais a agilização da votação, aprovação e execução dos projetos, programas e demais propostas em benefício da área social.

Segundo Silva, "a solução dos problemas relacionados à segurança pública não depende somente de assegurar meios adequados para o exercício eficiente das funções policiais". Ele considera que "a prevenção não só é um método barato e eficaz e por isso inteligente, mas, sobretudo uma questão de planejamento, pois antecipa a providência e evita a instalação de fatores que estimulam a ocorrência do problema".

O rompimento dos laços comunitários; a falta de emprego, renda e capacitação profissional dos trabalhadores, em especial dos jovens, segundo Rafael, são as causas principais da violência e da criminalidade que atormentam a sociedade nos dias de hoje.

"A construção e entrega ainda este ano de quadras esportivas em locais públicos, anunciada pelo governo, apesar de constituir-se numa ação pontual, provê uma carência há muito reclamada e poderá surtir efeito positivo na recuperação da amizade e solidariedade entre os vizinhos, a partir da prática esportiva. Faz parte de um conjunto de medidas de baixo custo, fácil de operacionalizar e que atende a reivindicações antigas das lideranças municipais. Chega em boa hora e tudo indica que atenderá a expectativa da população", afirma o deputado Rafael Silva.

Na opinião do parlamentar, não podem ser excluídos da agenda a ampliação do leque de alternativas que visem a integração social, a geração de emprego e renda; criar alternativas que minimizem os efeitos da mecanização das atividades produtivas no mercado de trabalho; e resgatar os programas de amparo social do Estado e melhorar os serviços educacionais e de saúde pública.

Para Rafael Silva, é preciso oferecer qualidade de vida aos paulistas. "É chegada a hora de o governo preocupar-se não só com a arrecadação e o equilíbrio fiscal, mas também firmar compromissos com um ensino público de qualidade mediante a adequação das condições de trabalho dos professores e funcionários das escolas; aumentar a capacidade de atendimento das unidades de saúde, inclusive por meio da instituição de plano de motivação aos servidores e maior disponibilidade de remédios e especialidades médicas, bem como recuperar a infra-estrutura viária e de lazer dos municípios."

alesp