Escola da Família: abaixo-assinado recebeu mais de mil adesões


17/04/2007 12:48

Compartilhar:


Mil assinaturas: esse foi o saldo do lançamento do abaixo-assinado pela reativação do programa Escola da Família, realizado na manhã da última sexta-feira, 13/4, na praça Central de Sorocaba. O ato foi organizado pelo deputado Hamilton Pereira (PT) e pelo PT de Sorocaba, que há meses vêm se organizando contra o fechamento do programa em 2.882 escolas, devido a cortes orçamentários realizados pelo governador José Serra.

Durante a coleta das assinaturas houve numerosas manifestações pela manutenção do Escola da Família. Gilmar Eduardo dos Santos, que foi bolsista por dois anos e meio na escola Aggêo Pereira do Amaral, no bairro Árvore Grande, afirmou que, após o fechamento do programa no bairro, chegou a ser procurado pela comunidade. "Muitas pessoas com mais de 18 anos freqüentavam os cursos e encontravam ali uma possibilidade de competir no mercado de trabalho, além de inúmeras crianças que buscavam lazer, campeonatos e festas", afirmou. "Após o encerramento do programa, fomos procurados em casa pela comunidade do bairro e tínhamos que indicar outra escola, distante", completou.

"A consulta às pessoas deixa cada vez mais clara a falta de critérios para o encerramento do programa. São milhares de pessoas, desde educadores e bolsistas até crianças e voluntários que vinham sendo beneficiados. E o governo estadual simplesmente fecha mais da metade das escolas sem consultar ninguém", destacou Hamilton Pereira."

Paulo Henrique Albertini, que participava do programa numa escola de São Roque, orientando práticas esportistas, também defende sua continuidade. "O Escola da Família tira as crianças das ruas. Em São Roque, muitos jovens que podiam estar no mundo das drogas tiveram valorizada sua auto-estima", destacou. O presidente do PT de Sorocaba, Paulo Henrique Soranz, que também compareceu ao ato, disse que, "infelizmente, a prática de construir políticas de maneira conjunta com a sociedade nunca foi uma característica dos governos do PSDB".

A partir do ato, o abaixo-assinado passa a contar com cerca de 6 mil assinaturas. Cópias também foram enviadas para 40 cidades da região. O documento pode ser encontrado na sede do PT de Sorocaba, no escritório do deputado Hamilton Pereira e nos gabinetes dos vereadores petistas na Câmara Municipal de Sorocaba. Está disponível também no site www.hamiltonpereira.org.br.

Segundo Hamilton Pereira, a coleta de assinaturas continuará até que a secretária da Educação, Maria Lúcia Vasconcelos, confirme uma data para receber o deputado em audiência. "Eu já estive com a secretária Rose Neubauer por ocasião da criação do Programa de Combate à Violência nas Escolas e quero novamente falar sobre sua importância com a atual secretária", destacou. O parlamentar também aguarda o envio de um relatório, pelo comando da Polícia Militar, sobre as ocorrências nas escolas.

O abaixo-assinado considera o Escola da Família uma conquista de educadores e líderes comunitários. O documento destaca ainda que nas localidades onde foi implementado houve significativa redução no índice de ocorrências disciplinares e policiais nas escolas. Faz referência também aos bolsistas, que encontravam no programa uma forma de financiar seus estudos e prestar um importante serviço à comunidade.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp