Prêmio Zumbi dos Palmares chega à sua sexta edição


26/11/2008 22:23

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/PREM ZUBI HINO mmy (22).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi entregue nesta quarta-feira, 26/11, o Prêmio Zumbi dos Palmares, que homenageia pessoas com trabalhos importantes junto à comunidade afro de São Paulo. O prêmio, que faz parte do calendário da Semana da Cultura Negra organizada pela Frente Parlamentar de Promoção da Igualdade Racial, chega à sua sexta edição buscando incentivar a "produção de políticas públicas voltadas para áreas tão vulneráveis como a da igualdade racial", declarou Vicente Cândido(PT), coordenador da Frente. O deputado afirmou ainda que há um reconhecimento da maioria dos deputados da Casa de que São Paulo tem um déficit de políticas públicas voltadas para os temas de importância para o próprio Estado e para o país.

Após a apresentação do Hino Nacional em ritmo de samba pelo Grupo de Teatro União e Olho Vivo, foram apresentados os premiados que, após breve currículo, recebiam das mãos de um deputado o troféu Zumbi dos Palmares. Até o fechamento desta edição haviam recebido o troféu: Neide Aparecido Cruz, das mãos de João Caramez (PSDB), que se declarou honrado de estar entregando o troféu para a senhora Neide, diretora da Pousada Luz Divina, que abriga 47 idosos em situação de vulnerabilidade social; Mãe Mercedes de Xangô, que recebeu o troféu das mãos de Walmir Siqueira, assessor do deputado Roberto Felício (PT), pelo importante trabalho social e espiritual que desenvolve na zona leste; a professora e pesquisadora Terezinha Bernardo, pelo seu empenho em conseguir bolsas de estudo para afro-descendentes. Ao entregar o troféu para Terezinha Bernardo, a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) falou que o troféu vem fazer justiça ao conhecimento da professora e o seu empenho pela promoção da igualdade racial. "As bolsas de estudo permitem diminuir a diferença entre as condições de disputa das vagas com estudantes de outras etnias", declarou a deputada. A professora agradeceu a homenagem e afirmou que continuará pedindo bolsas para alunos negros; o tenente da PM, Romilson de Souza Luiz, que recebeu o troféu das mãos do deputado Olímpio Gomes (PV), seu colega de corporação. Olímpio declarou que a homenagem não pertence só a Romilson, mas ao contingente de 94 mil homens e mulheres da PM que se sentem engrandecidos por abrigar um doutor em suas fileiras, "o primeiro doutor da Polícia Militar". Romilson agradeceu e emocionou os presentes ao contar episódios de sua infância pobre e das dificuldades de estudar na USP morando em Cidade Tiradentes.

Compuseram a mesa os deputados Olímpio Gomes, João Caramez, Vicente Cândido, Simão Pedro, Maria Lúcia Prandi, José Candido, Adriano Diogo, Hamilton Pereira, Cido Sério (os sete últimos do PT), o vice-cônsul de Angola, Albertino Manoel de Jesus, e o representante do SOS Racismo, Francelino José.

alesp