Da Tribuna


12/11/2008 20:26

Compartilhar:


Fim da crise

Para Mauro Bragato (PSDB), a votação dos PLCs 57, 59, 60 e 61/2008, que beneficiam os policiais civis, resolverá a crise da segurança pública, que perdura há mais de um mês. "Com esta experiência, esperamos que, a partir do ano que vem, possamos avançar e buscar mais melhorias nas condições de trabalho do servidor público", ressaltou. Segundo ele, após a criação da Secretaria de Gestão Pública do Estado, ocorrida em 2007, o Parlamento recebeu mais projetos oriundos do Executivo que contemplam os servidores públicos. (GF)



Santa Casa

Alex Manente (PPS) ressaltou sua luta pela melhoria da Saúde Pública de São Bernardo e frisou que, na próxima administração da prefeitura, será assinado um convênio com o Sistema Único de Saúde para a instalação da Santa Casa. Em relação a famílias de São Bernardo que estão instaladas em alojamentos provisórios, em áreas consideradas de risco, Manente cobrou do secretário de Habitação, Lair Krähenbühl, uma medida eficaz. De acordo com ele, foram oferecidas cartas de crédito, mas elas não contemplam todos os moradores. "Não queremos carta de crédito, queremos uma medida que resolva a questão". (GF)



Hora-atividade

"Há uma movimentação organizada pelas entidades representativas do magistério para que a Secretaria de Educação implante o piso salarial da categoria, conforme especificado em lei federal deste ano", informou Carlos Giannazi (PSOL). Segundo ele, o órgão alega que não tem verba suficiente para fazer a adequação à lei e que seria preciso investir mais de R$1 bilhão no setor. Para o deputado, mais importante do que o piso é a ampliação da hora-atividade paga, que é o tempo destinado para preparação de aulas e correção de provas e trabalhos. "A qualidade do ensino está diretamente relacionada a isso". (GF)



Servidores do Judiciário

José Bittencourt (PDT) defendeu o fortalecimento das instituições que sustentam os Poderes do Estado, incluindo o Ministério Público, a Defensoria Pública e a OAB. "Os Poderes devem ser fortes, dinâmicos, autonômos e operosos", destacou. Para ele, o bom funcionamento da Justiça depende do reconhecimento dado aos servidores. "Faço um apelo para que possamos votar até o final deste ano o PLC 43/2005, que contempla o plano de cargos e carreiras dos servidores do Tribunal de Justiça". Segundo Bittencourt, o projeto já está bem fundamentado e precisa ser votado urgentemente. "São eles que movimentam a máquina judiciária do Estado", frisou. (GF)



"Dignidade não contemplada"

Referente aos PLCs 57, 59, 60 e 61/2008, que contempla a Polícia Civil, Olímpio Gomes (PV) afirmou que ocorreu uma manobra política com a designação de relatores especiais para as comissões de Finanças e Orçamento, Constituição e Justiça e Segurança Pública, já que com este procedimento, os projetos seguem diretamente para votação em plenário, sem discussão. "Foram escolhidos três deputados que não pertencem às respectivas comissões, menosprezando o trabalho dos demais. Mas eles são da base aliada, e não é de interesse do governo discutir os projetos", acusou. "A dignidade policial ainda não foi contemplada", finalizou Gomes. (GF)



Teleton 2008

Célia Leão (PSDB) falou sobre o Teleton, evento realizado pelo SBT que arrecada fundos para a manutenção dos hospitais da Associação de Assistência à Criança Deficiente, recebendo doações de empresas e pessoas físicas. A 11ª edição do evento ocorreu entre os dias 7 e 8 deste mês. "AACD é uma instituição reconhecida nacionalmente que tem trabalho voltado à saúde da pessoa com deficiência", frisou a deputada. Segundo ela, a demanda é grande, há ainda muitas filas de crianças e jovens que aguardam por atendimento e procedimentos cirúrgicos. "O repasse deste ano para a AACD é de R$ 19 milhões", informou. (GF)



"Movimento reprimido"

"O movimento dos policiais Civis, legítimo, democrático e dentro dos princípios da lei, foi duramente massacrado pelo governo Estadual", afirmou Carlos Giannazi (PSOL). De acordo com ele, alguns episódios comprovam essa represália, como o afastamento de alguns delegados que aderiram à greve; o confronto entre policiais civis e militares, nas proximidades do Palácio dos Bandeirantes, dia 16/10; e a acusação do governo de que o PT comandou a greve da categoria. Para Giannazi, os PLCs enviados pelo Executivo ainda estão aquém do necessário e a antecipação do reajuste de 6,5% para novembro não resolveu a questão. (GF)



Pediatra na sala de parto

"Um projeto simples, com quatro parágrafos, mas que poderá evitar as diversas causas de paralisia cerebral que são responsáveis por mais da metade dos atendimentos que a AACD faz a crianças com deficiência". Foi assim que a deputada Célia Leão (PSDB) pediu aos seus pares para votarem favoravelmente o projeto de sua autoria que estabelece a presença de um pediatra acompanhando os partos. A deputada falou que há uma fila de 32 mil crianças na AACD esperando para ser atendidas, e muitos desses casos são conseqüências de falhas médicas durante ou logo após o parto. "Os custos do projeto serão bem menores que aqueles provocados pelo atendimento às seqüelas que acompanham a criança pelo resto da vida", alertou a deputada.

alesp