Akimatsuri será aberto nesta sexta-feira


08/04/2010 17:58

Compartilhar:


A abertura do Akimatsuri, em Mogi das Cruzes, nesta sexta-feira, 9/4, às 17h, será gravada pela TV Assembleia, que acompanhará o deputado Luiz Carlos Gondim (PPS), autor da Lei 12.988 que inseriu, em 2008, a Festa do Akimatsuri no Calendário Turístico do Estado de São Paulo.

Segundo Gondim, com a lei é possível expandir a referência cultural e produtiva, reveladas no Akimatsuri, para outras regiões do Estado. "Queremos atrair mais visitantes e difundir a importância da festa e da produção de hortifrutigranjeiros, que abastece, aproximadamente, 30% do Estado".

A festa tem o objetivo de agradecer as boas colheitas da lavoura. A palavra Akimatsuri pode ser desmembrada em duas: Aki significa outono e Matsuri corresponde à festa. Os japoneses têm o costume de praticar oferendas aos deuses para agradecer pela colheita e bem-estar das pessoas.

Mogi das Cruzes, considerada a cidade com maior colonização japonesa no Estado, tem também um das mais tradicionais festas de Akimatsuri no Brasil. Realizada pela primeira vez em 1986, no bairro de Cocuera, vem atraindo cada vez mais visitantes e lotando o Centro Esportivo de Porteira Preta, que fica na avenida Japão, 5.919.

Um dos símbolos da história dos descendentes em Mogi das Cruzes é o Mausoléu, fundado em 1985, construído atrás do ginásio esportivo. A edificação possui um monumento com 25 pedras no alto, que representam o número de associações de bairro que existiam na época da sua fundação. Na parte de baixo, há 1.500 pedras que significam a quantidade de sócios do Bunkyo do ano correspondente.

A gravação irá ao ar no Programa "Agenda Especial" durante os intervalos da TV Assembleia, canais 66 da TVA, 13 da NET e em Mogi das Cruzes, Canal 17 da Vivax.



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp