Antonio Mentor

Deputados eleitos em outubro/2010
20/12/2010 18:32

Compartilhar:


Antonio Mentor de Melo Sobrinho assume em 2011 seu quarto mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa, onde continuará defendendo os interesses do povo paulista e os avanços conquistados pelo presidente Lula. Mentor foi reeleito com 94.174 votos, a maior parte conquistada na Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Nascido em São Paulo, no bairro Ipiranga, há 60 anos, Mentor se mudou com a família para Americana em 1980. Na cidade foi um dos responsáveis pela fundação do PT. Em 1988, foi eleito vereador e presidiu a elaboração da Lei Orgânica do Município.

Mentor exerceu o cargo de secretário de Governo na administração do pedetista Waldemar Tebaldi e, em 2001, assumiu a cadeira de deputado estadual. Em 2003, foi escolhido líder da Bancada do PT na Assembleia e eleito novamente para a liderança em março deste ano.

Bacharel em Direito e empresário do ramo gráfico, Mentor apresentou importantes projetos. Entre eles, o fim do voto secreto, a PEC que normatiza o poder de polícia às guardas municipais, a lei de combate ao assédio moral no serviço público e ao bullying e a garantia do transporte gratuito aos idosos.

À frente da liderança do PT, Mentor apoiou a luta dos servidores públicos estaduais pela recomposição de seus salários. Protocolou requerimento para a constituição de Comissão Parlamentar de Inquérito na Assembleia em defesa da autonomia administrativa e financeira do Poder Judiciário.

Mentor propôs a criação do Conselho Parlamentar de Comunicação (Consecom), que tem o objetivo de democratizar os serviços públicos de comunicação no Estado, sem interferir no conteúdo veiculado, ou seja, sem cerceamento à liberdade de imprensa. Entre as várias propostas pretendidas para este novo mandato, Mentor vai continuar a luta contra os preços abusivos dos pedágios cobrados no Estado de São Paulo. Para amenizar esse impacto, Mentor apresentou projeto que permite abater em até 30% do valor do IPVA os gastos com pedágios e a proposta que proíbe a cobrança onde não é oferecida ao usuário via alternativa em boas condições de tráfego.

Em sua caminhada política, que já dura mais de três décadas, Mentor nunca deixou de lado o compromisso com o Partido dos Trabalhadores e com seus eleitores, e sempre partilhou de um sonho: viver em uma sociedade justa e generosa.

alesp