Presidente da Assembléia Legislativa apresenta trabalho na ONU


22/02/2001 18:44

Compartilhar:


O presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Vanderlei Macris (PSDB), fez exposição hoje, às 14h (16h de Brasília), em Nova Iorque, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), sobre os resultados do trabalho de criação do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS). O IPRS foi proposto pelo Fórum São Paulo Século XXI, iniciativa do Legislativo paulista que reuniu por quase dois anos setores expressivos da sociedade paulista, como empresariado, sindicatos de trabalhadores, universidades e religiosos com o objetivo de elaborar uma proposta de desenvolvimento para o Estado.

A ONU, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (PNUD), acompanhou o trabalho de criação do IPRS, encomendado pela Assembléia Legislativa à Fundação Seade. Do interesse da organização surgiu o convite para que Vanderlei Macris fosse expor as razões e algumas das particularidades do novo indicador social.

Macris, em sua intervenção na sede da ONU, disse que o IPRS surgiu em decorrência das preocupações sociais que nortearam os trabalhos do Fórum. "É preciso avançar para fazer com que a globalização permita a todos os povos da terra compartilharem os mesmos padrões éticos, a mesma riqueza e a mesma facilidade de acesso ao conhecimento e, simultaneamente, valorizar a pessoa humana", disse o presidente da Assembléia Legislativa.

Macris defendeu a necessidade de o setor público dispor, como a iniciativa privada, de parâmetros de avaliação de resultados. "Essa falta de critérios para determinar a eficiência e a produtividade da administração pública ocorre em prejuízo do maior interessado: o eleitor, que tem, inclusive, dificuldade para avaliar o desempenho do seu prefeito de maneira objetiva. Daí a preferência por obras visíveis, no centro das cidades, por parte dos governantes, o que nem sempre traduz boa qualidade administrativa".

O IPRS fará uma radiografia social dos 645 municípios de São Paulo. A lei que o criou foi sancionada pelo governador em exercício, Geraldo Alckmin, na última segunda-feira, 19/2. Pela legislação, os municípios paulistas devem fornecer informações para a Fundação Seade, responsável pela elaboração do índice.

O IPRS será divulgado pela Assembléia Legislativa a cada dois anos. Os municípios que mais se destacarem no desenvolvimento de políticas sociais receberão certificados. Além dos dados dos municípios, a composição do IPRS contará com indicadores de resultados, esforços e participação, com informações estatísticas sobre renda, longevidade e educação.

alesp