Assembléia pede ao Congresso agilidade na ratificação do Brasil ao Protocolo de Kyoto


15/03/2002 17:52

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O coordenador da Frente Parlamentar pela Energia Limpa e Renovável da Assembléia Legislativa, deputado estadual Arnaldo Jardim (PPS), encaminhou na quinta-feira, 14/3, moção ao presidente do Congresso Nacional pedindo que aprove rapidamente a solicitação enviada pelo presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, para a ratificação do Brasil ao Protocolo de Kyoto.

Para o Brasil, a ratificação do Protocolo de Kyoto viabiliza, segundo Jardim, uma série de projetos na área ambiental e abre ao país a possibilidade de gerar recursos com investimentos advindos do volume de créditos de carbono que poderão ser capturados da atmosfera e negociados entre os países envolvidos. A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), que também trata das mudanças climáticas, estima que serão investidos cerca de U$ 10 bilhões anuais neste negócio.

Para Arnaldo Jardim, é fundamental que o Brasil pressione os EUA para que aceitem o acordo. "Os EUA possuem 4% da população mundial, enquanto emitem 36% dos gases nocivos (responsáveis pelo aumento da temperatura) à atmosfera terrestre. Desta forma, não podemos esperar que o plano voluntário proposto pelos norte-americanos resolva este problema", concluiu.

alesp