Deputado solicita instalação de usina de gás em Ubatuba


20/07/2005 15:42

Compartilhar:


O deputado Vanderlei Siraque (PT) indicou ao então presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, a instalação de uma usina de processamento de gás natural no município de Ubatuba, litoral norte de São Paulo, já que, no ano passado, a estatal descobriu naquela região um grande reservatório de gás natural, o MB 400-Mexilhão.

Neste mês, técnicos da empresa estão fazendo vistorias nas áreas apresentadas pelas prefeituras de Ubatuba e Caraguatatuba para instalação da usina, que deve iniciar seu funcionamento até 2008. O prefeito de Ubatuba, Eduardo de Souza César, solicitou apoio a Siraque para que a usina seja instalada em seu município, pois traria um acréscimo orçamentário que possibilitaria investimentos em saneamento básico, saúde, proteção ambiental e geração de renda.

Outras questões que poderiam ser viabilizadas com a instalação da usina no município são o reassentamento das populações que invadiram áreas de preservação permanente e a adoção de políticas afirmativas para os indígenas de Camburi e quilombolas de Caçandoca.

Siraque acredita que Ubatuba apresenta algumas peculiaridades importantes para otimizar os serviços da unidade: é o município mais próximo ao Campo de Mexilhão e a Taubaté, que é o destino do gás, tem o único aeroporto do litoral norte e possui porto para navios de médio porte. "Estou convencido que Ubatuba está apta para receber essa usina. Ademais, acredito que, neste momento, é o município que mais necessita de investimentos", observa o deputado.



vsiraque@al.sp.gov.br

alesp