O cromatismo luminoso de Silvana Borges em mística defesa de nossas aves

Acervo Artístico
09/03/2005 15:14

Compartilhar:


Silvana Borges confere ao seu tema favorito um lance de mística defesa com relação às aves brasileiras. Ela permeia suas imagens com um fino tecido luminoso, que faz vibrar as essências espirituais e as imagens projetadas na descoberta da vida dentro de atmosferas impregnadas de metafísicas tensões.

Filtra a realidade dispondo-a sobre a tela, mas sem alterá-la. Sua técnica tem uma função básica. O equilíbrio cromático e a escolha do tema determinam a vitalidade que envolve as qualidades da artista.

Tendencialmente simples, espontânea, rica de uma linha vital e impregnada de um profundo humanismo, a artista aplica a suas obras um cromatismo que acende calorosas vibrações até mesmo além da quadratura de suas telas. Através de massas equilibradas que formam ricas composições, Silvana Borges estrutura o tema enfocado, com toque fluido e forte onde o desenho se destaca.

Através da tela "Beijo", doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa de São Paulo, Silvana Borges nos transmite a impressão de que sua pintura possui uma missão: dar ao observador uma palavra visual que o aproxime da natureza e, por conseqüência, da vida.

A Artista

Silvana Borges, pseudônimo artístico de Silvana Borges da Silva, nasceu em São Paulo em 1967. Formou-se em arquitetura pela Universidade Mackenzie (1989). Paralelamente freqüentou vários cursos livres de pintura a óleo e cerâmica (1986 a 1989) e o atelier de Gladys Ometto. Atualmente ministra aulas de pinturas em seu atelier ou a convite de entidades.

Possui obras em diversas coleções particulares em Portugal, Brasil e Estados Unidos e no está Catalogada no Anuário de Artes Plásticas 96 de Julio Louzada.

Após sua primeira exposição em 1990 participou das seguintes mostras: Museu Dimitri de Lavaud, Osasco, SP; (1991 e 1992); "Arte sobre o meio ambiente", Espaço Cultural Osasco Shopping Center, SP; Galeria Omni Center, Alphaville, SP; (1991); Centro Cultural Francisco Moriconi, Suzano, SP; Assembléia Legislativa de São Paulo; Galeria Aníbal Correa, Barueri; Clube Espéria, SP; Clube Paineiras do Morumbi, SP (1993); Salão Brasil Novo, Belém do Pará; Salão Imprensa, Imesp, SP; Secretaria de Estado da Cultura, SP; Salão Ibirapuera, Palácio 9 de Julho, (1994); Espaço Cultural Banco do Brasil e Sesi de Osasco; "Mercado Oriental", Shopping Continental, SP; "Pincelas de Outono", SP (1997); Maison Saint Germain, SP (1998); Espaço Cultural Continental Shopping, SP (1999, 2000 e 2003); "Mulheres em destaque", Osasco; Espaço Cultural Hotel Matsubara, Campos de Jordão, SP; Espaço Cultural Chromos, Osasco; "A paz da arte", Osasco; Galeria Four Arts, Shopping Flamingo, Alphaville; II Mostra Darcy Penteado de Arte, Galeria Cassiano Araújo, SP; "Escola do Futuro", Hotel Hilton Morumbi, SP (2004).

alesp