Deputado denuncia suposta fraude nas eleições para prefeito de Diadema


18/11/2008 10:30

Compartilhar:


O deputado José Augusto (PSDB) fez usou da Tribuna da Assembléia Legislativa no último dia 13/11 para criticar o processo eleitoral à Prefeitura de Diadema. O parlamentar, que foi candidato, acredita ter havido fraude nas urnas eletrônicas e vai lutar por investigações na Justiça Eleitoral.

"Não teria dificuldade em reconhecer a derrota se ela tivesse ocorrido dentro das regras do jogo democrático, se não houvesse tantas suspeitas de que ocorreram muitos fatores comprometendo a legitimidade da disputa. O que ouço nas ruas de Diadema é o inconformismo da população quanto aos resultados da eleição, dando uma sensação generalizada de que houve um assalto à vontade do povo", disse.

José Augusto disse ter sido procurado por um denunciante. O caso foi parar no Ministério Público e o deputado acredita que a verdade aparecerá. Segundo ele, em 2007, após o pleito eleitoral de 2006, foi procurado por uma pessoa que relatou sua participação em um suposto processo de fraude nas urnas eletrônicas em Diadema nas eleições de 2004 e 2006. O deputado relatou que essa mesma pessoa confirmou a denúncia a José Reinaldo Carneiro, promotor público no Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco). De acordo com o Augusto, o denunciante declarou ao MP que já se preparava a fraude para as eleições de 2008.

José Augusto disse que ganhar ou perder faz parte do jogo democrático, mas acredita que o processo eleitoral de Diadema foi cercado por vários problemas. "Refleti bastante sobre isso e agora venho aqui, a público, comentar o ocorrido, com a certeza de que um dia a verdade irá aparecer. As irregularidades nestas eleições e os esforços para elidir a vontade da população foram muitos e permeavam, praticamente, todo o processo eleitoral, chegando até a suspeita de fraude nas urnas eletrônicas", afirmou.

Ele ainda disse que até poucos dias antes das eleições a chefia do principal cartório eleitoral de Diadema, o "cartório-mãe", era exercida por alguém que ocupa um cargo de confiança no governo municipal do PT. "Após ações junto ao Tribunal Regional Eleitoral, conseguimos afastá-la da chefia do cartório, mas ela foi mantida dentro do cartório. Esta pessoa de estrita confiança do prefeito foi uma das poucas que testemunhou a apuração feita praticamente a portas fechadas no cartório", disse José Augusto.

Pesquisas Eleitorais

O deputado também achou estranho o resultado das eleições se comparado com as pesquisas. "Chamo a atenção sobre o resultado final das eleições; sobre a disparidade entre o resultado e as estimativas que as pesquisas eleitorais indicavam no desenrolar do ultimo mês de campanha. As pesquisas indicavam um equilíbrio entre os dois candidatos, ambos apresentavam chances reais de vitória no 1º turno, com uma diferença pequena em torno de 3 a 5 mil votos. É surpreendente que a diferença apresentada tenha sido dez vezes mais do que o esperado, mais de 50 mil votos", questionou o deputado ao criticar a ausência de conferência de votação nas urnas eletrônicas.

O parlamentar encerrou o discurso dizendo que é preciso lutar para que todas essas questões sejam investigadas, resolvidas e que se faça justiça.

joseaugusto@al.sp.gov.br

alesp