Da Tribuna


26/03/2009 20:07

Compartilhar:


Entidade de Presidente Prudente



Ed Thomas (PSB) informou que participou de reunião, nesta semana, a convite de representantes do Ministério Público de Presidente Prudente, com o objetivo de buscar soluções para o Grupo União, que atende 80 deficientes e passa por sérias dificuldades. Thomas disse que os promotores Mário Coimbra e Luiz Antonio Ferreira conduziram os trabalhos com os rotarianos da cidade, que assumiram algumas dívidas da entidade. "Quero saudar o Rotary Clube de Presidente Prudente por ajudar pessoas", disse. De acordo com Thomas, empresas da cidade também se propuseram a auxiliar a entidade. (MC)



Programa habitacional



Rui Falcão (PT) elogiou o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, anunciado pelo presidente Lula e pela ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff, no dia 25/3. De acordo com o parlamentar, serão gastos R$ 34 bilhões para a construção de um milhão de moradias. "Esse programa vai ajudar a diminuir o déficit habitacional do país". Falcão comentou a repercussão positiva da medida, principalmente no empresariado. "Construtoras estão na expectativa de aumentar o negócio e gerar empregos", afirmou. Para o deputado, é importante que o governador José Serra e os prefeitos também se associem a esse projeto. "É preciso haver cooperação", completou. (MC)



Transição



Davi Zaia (PPS) registrou sua satisfação em receber o novo presidente da Nossa Caixa, Paulo Bonzanini, nesta quinta-feira, 26/3. Para o deputado, esse encontro foi muito importante devido à reafirmação de alguns compromissos assumidos pelo presidente, entre eles: manutenção de emprego dos funcionários, discussão do processo de transição, abertura de agências e expansão do crédito para pessoas físicas. Segundo Zaia, o acordo feito, no dia 10/3, sobre a nova direção da Nossa Caixa foi um processo de transição no qual os deputados tiveram participação. "Espero que a Nossa Caixa continue atendendo bem a população de São Paulo", finalizou. (MC)



Execução em dúvida



Milton Flávio (PSDB) comentou o plano do presidente da República de construir um milhão de casas, em dois anos, ao custo de R$ 34 bilhões. "Nós do PSDB não somos contra, inclusive porque não estamos fazendo outra coisa em todo o Estado de São Paulo, mas o nosso questionamento é sobre se o plano sairá do papel". Ele citou o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) que, do valor previsto para 2009, só 1% foi efetivamente aplicado. "Isso fere a credibilidade do presidente Lula que, se não foi sequer capaz de implantar plenamente o PAC, como irá construir essas casas? Há diferença entre falar e fazer no governo federal", finalizou. (MF)



Crime hediondo



Após uma luta de mais de cinco anos no Congresso Nacional, foi aprovado PL que altera a legislação penal e torna hediondo o chamado "sequestro-relâmpago", disse Olimpio Gomes (PV), mas, por orientação do ministro da Justiça, o presidente Lula o vetará, sob alegação de que a matéria irá causar "confusão jurídica". O deputado disse que "confusão jurídica" é o que ocorre nas delegacias, que são obrigadas a tipificar o crime, que chega a 20 casos diários na capital, como roubo com retenção da vítima ou extorsão. Esses sequestros são crimes hediondos sim, que merecem ter penas maiores" e, além do mais, "não se pode jogar anos de luta no lixo", concluiu Gomes. (MF)



Municipalização perversa



A preocupação dos professores de Diadema com o projeto para municipalizar o ensino de cinco escolas de nível fundamental na cidade foi endossada por Carlos Giannazi (PSOL), que disse que esses municípios não têm recursos financeiros para isso. Ainda segundo o deputado, esse plano é uma contradição, pois Diadema possui cerca de 30 mil crianças sem acesso à educação infantil, o que, pela lei, é obrigação municipal. Giannazi, que considera essas municipalizações impostas pelo governo estadual "perversas", apelou ao prefeito Mário Reali por revisão da decisão, pois além da precarização do ensino fundamental, professores serão demitidos. (MF)



Setores abandonados



O governo do Estado, que não cumpre suas obrigações, joga os problemas de segurança nas costas dos policiais, que são mal remunerados e não têm condições de trabalho, mas que mesmo assim se empenham em solucionar casos como o da máfia dos caça-níqueis e a apreensão de CDs piratas, falou Vanderlei Siraque (PT). Ele lembrou que o Estado também deixa à míngua as áreas da saúde e da educação. O deputado ainda alertou que "para o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) possa dar certo" é preciso que Estados e municípios apresentem projetos, o que nem sempre ocorre, "porque o resto é discurso para boi dormir". (MF)



Contaminação em Mogi



Os problemas de contaminação ambiental por amianto e enxofre em 24 áreas em Mogi das Cruzes foram apontados por Marcos Martins (PT), que lamentou que o problema se repete "nos quatro cantos do Estado". Em um galpão em Mogi há cerca de 500 toneladas de resíduos industriais abandonados e mais seis toneladas de amianto in natura. O deputado questionou se a empresa responsável cuidará de sua destinação correta. Martins ainda criticou a "torcida contrária" ao sucesso do PAC e lembrou que há 130 mil contratos irregulares só na Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). (MF)



Espelho, espelho meu



Para Adriano Diogo (PT), a Assembleia se autodesmoraliza em razão de uma atitude de subserviência ao Poder Executivo. Segundo o deputado, a queda de popularidade de Serra apontada por pesquisas que o colocam em 5º lugar entre os governadores estaduais " e mostram Aécio Neves, de Minas Gerais, em 1º " é um indicador de que sua pretensão de concorrer à Presidência da República não vai tão bem, situação que piora com sua resistência à realização de prévias em seu partido, o PSDB. "José Serra todos os dias fica em frente ao espelho e pergunta: serei eu o presidente do Brasil?", disse Diogo, "e o espelho diz: não, José Serra". (OT)



Governo espetacular



Fernando Capez (PSDB) disse que são inegáveis as conquistas que o governador José Serra tem trazido à população paulista e paulistana, seja quando foi prefeito, seja agora como governador. Diante da complexidade do Estado de São Paulo, Capez considera que "é impressionante a capacidade deste governo de gerar recursos, combatendo a sonegação fiscal e elevando as finanças do Estado", sem esquecer de que está sendo feito um alto investimento em construção de linhas de Metrô. Ao elogiar a honestidade do governador, disse: "Tenho orgulho de ser um cidadão paulista no governo espetacular de José Serra". (OT)



Combate ao analfabetismo



Referindo-se ao lançamento do compromisso Analfabetismo Zero no Estado de São Paulo pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, reunindo educadores e administradores municipais empenhados no combate ao analfabetismo, Hamilton Pereira (PT) lamentou que em São Paulo haja 10% dos analfabetos de todo o Brasil, alcançando 14 milhões de pessoas, o que demonstra o fracasso de uma política social que não leva em conta que "a educação é o pilar do desenvolvimento de uma nação civilizada". Segundo Hamilton, o governo estadual não é tão espetacular assim, deixando muito a desejar em relação à educação. (OT)



Direitos Humanos



O deputado Fernando Capez (PSDB) participou nesta quinta-feira, 26/3, da assinatura do Termo de Cooperação entre o MPE e a Ouvidoria da Polícia Civil. O termo foi firmado pelo procurador-geral de Justiça, Fernando Grella Vieira, e pelo ouvidor da Polícia Civil, Antonio Funari Filho. "Sempre que houver crime de violação aos direitos humanos, a Polícia Civil informará o Ministério Público." O parlamentar também falou sobre a criação da Procuradoria de Defesa dos Direitos Humanos, mediante aprovação de projeto na Assembleia, e declarou esperar a aprovação de mais projetos de autoria parlamentar no próximo biênio. (LP)



Nova Alta Paulista



Ed Thomas (PSB) falou sobre a reunião da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista, nesta sexta-feira, 27/3, em Paulicéia. Entusiasmado, Thomas falou sobre a inauguração de uma ponte que ligará Paulicéia a Brasilândia. "Essa grandiosa obra unirá os Estados de São Paulo e Mato Grosso, encurtando as distâncias". O deputado disse ter encaminhado ao ministro da Justiça, Tarso Genro, solicitação para a instalação de uma unidade da Polícia Federal em Dracena, divisa entre os Estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso e rota de tráfico de drogas. "Com isso, o governo federal, já presente no interior, marcará ainda mais a sua atuação." (LP)



Reclamação



Rui Falcão (PT) reclamou de reportagem publicada pelo Diário da Assembleia, sob o título Encerrada discussão sobre o piso salarial regional. Para o deputado, a notícia sugere unanimidade em votação de projetos de decreto legislativo e de vetos, ocorrida nesta terça-feira, 25/3. Segundo ele, seu partido registrou posição contrária em relação a algumas matérias. (MC)

alesp