Associação discute solução para travessia Santos-Guarujá


18/08/2009 16:36

Compartilhar:


Com o tema: Ligação pelo futuro da Baixada Santista " túnel, ponte ou ambos?, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (Aeas) debateu projetos para a construção de uma ligação seca entre as duas margens do Estuário de Santos, no dia 3/8.

Ainda há divergências quanto às melhores técnicas de engenharia e localização para a ligação seca, levantadas principalmente após o Estado desistir de implantar um túnel submerso e optar por uma ponte estaiada. Entretanto, há consenso de que a ideia anunciada, não atende a demanda da região.

Luciano Batista apoia a ideia do governo, mas se preocupa com o desenvolvimento do porto. "Temos que discutir e ajudar o governador a achar uma melhor solução para o tráfego entre as margens, pensando na sociedade. E quanto ao porto, tem que ter cuidado para não atrapalhar a atividade marítima no município, como aconteceu em São Vicente, após a construção da Ponte Pênsil."

No evento, o presidente da Codesp, José Roberto Serra, afirmou que a ponte ligando os dois municípios precisará ter ao menos 80 metros de altura. "É preciso modificar o projeto do governo do Estado e aumentar a altura da ponte para não limitar o desenvolvimento das ações portuárias na Baixada Santista. A proposta atual vai impedir a aproximação de navios mais altos."

Participaram do seminário engenheiros, arquitetos, deputados federais e estaduais, técnicos especialistas e membros da sociedade civil.



lbatista@al.sp.gov.br

alesp