Opinião - Água, um bem precioso


01/04/2009 17:11

Compartilhar:


Tema de fundamental relevância, a água doce e potável é um bem cada vez mais raro no planeta. Discutir saídas para sua proteção, preservação e recuperação é de extrema urgência, assim como promover ações de educação ambiental que incluam a importância da água para a manutenção da vida. Estamos em uma era onde estimular o uso inteligente da água é uma questão da sobrevivência e informar, sensibilizar e conscientizar a opinião pública sobre os problemas relacionados à água é um dever do Estado. Sobretudo no Brasil, onde se concentram aproximadamente 15% de toda a água doce disponível no mundo e, segundo o IBGE, somente 40% da população é atendida por rede de esgoto sanitário. Além disso, problemas como o desmatamento e a poluição das nascentes agravam a questão. Estima-se que a agricultura é o setor que mais consome água no país, cerca de 60%. O uso doméstico e o setor comercial consumiriam 22% e o setor industrial, 19%. Alguns outros dados impressionam: 65% das internações hospitalares no país são decorrentes de doenças de veiculação hídrica. Esse é o quadro do uso da água potável no Brasil. Tratamos muito mal nossa fonte primordial de vida, e podemos nos considerar um país muito privilegiado em termos de reservas de água. É nossa obrigação evitar o desperdício e forjar sistemas de tratamento sanitário eficientes e democráticos.

Em outros lugares a situação é penosa. Vinte e nove países já sofrem com a falta de água e a situação vai piorar. Uma projeção feita por cientistas indica que no ano de 2025, dois de cada três habitantes do planeta vai sofrer com a falta de água e sua contaminação " sofrerão de sede ou de doenças advindas da falta de tratamento da água. Nunca houve problema semelhante em toda a história da humanidade. Há trinta anos, quando um estudo internacional alertava para o problema, ninguém imaginava a escala que a escassez atingiria.

A ONU redigiu um documento intitulado Declaração Universal dos Direitos da Água, cujos principais tópicos são os seguintes:

- a água não é uma doação gratuita da natureza; ela possui valor econômico: é rara e dispendiosa e pode escassear em qualquer região do mundo;

- A utilização da água implica em respeito à lei;

- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

- A água deve ser manipulada com racionalidade e precaução;

- A água faz parte do patrimônio do planeta; sua qualidade;

- o planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra;

- a gestão da água impõe um equilíbrio entre a sua proteção e as necessidades econômica, sanitária e social.

Que este ano o Dia Mundial da Água possa ser um marco de avanço na gestão da água no mundo todo. É disso o que todos nós precisamos.



*Davi Zaia, deputado estadual, 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo

alesp