Escola Estadual de São Vicente demanda reformas urgentes


29/08/2000 15:55

Compartilhar:


A deputada Mariângela Duarte (PT) denuncia terem sido encontrados ratos e larvas da dengue em caixa d'água da Escola Estadual Ênio Villas-Boas (ensino fundamental e médio), de São Vicente, após sua visita à instituição nesta segunda-feira 28/8, a pedido da diretora, dos professores e de pais de alunos.

Acrescenta a parlamentar que a escola há quase dez anos vem precisando de reformas e só ano passado, após insistentes pedidos da diretoria da instituição, foi aprovada verba no montante de R$ 30 mil, quantia insuficiente até mesmo para a reforma do muro da quadra esportiva. Mariângela informa ter sido emitido laudo da Defesa Civil do Município registrando ser perigoso o local por haver risco de desmoronamento, uma vez interrompida a reforma pela empreiteira contratada. Assim, os alunos recebem aulas de educação física na rua em frente à escola - correm o risco de serem atropelados, mas não podem praticá-la na escola, pois ali correm ainda o risco de serem atingidos pelas pedras. "Para piorar a situação, a quadra, situada em frente à escola, foi cedida pela Prefeitura de São Vicente, mas essa concessão pode ser anulada no ano que vem, visto não ter sido cumprida a exigência contratual de reforma e manutenção da área", esclarece Mariângela.

Ratos na caixa d'água. Ainda segundo a parlamentar, a escola está sem água desde 31 de julho, pois foram descobertos ratos mortos e larvas do mosquito da dengue dentro das caixas d'água, cujas tampas todas se encontram quebradas e precisam ser trocadas. Revoltados com a situação, a diretora, os professores e pais dos cerca de 1.400 (mil e quatrocentos) alunos compram galões de água com os recursos que alcançam colaborando com R$ 1,00 (um real) por mês.

Apelo. "Salas de aula em estado precário, falta de funcionários, caneleta de escoamento de águas pluviais quebrada (alunos já se acidentaram) somam-se ao rol das inúmeras denúncias encaminhadas pela diretoria da escola à secretária estadual da Educação, Rose Neubauer, e aos demais órgãos estaduais afetos." A deputada Mariângela Duarte afirma haver reunido "todos os documentos que atestam a irresponsabilidade do governo com a escola e insistirá por providências, incansavelmente, junto às autoridades estaduais competentes até que se destinem as verbas de direito à instituição, para o seu devido funcionamento", afirma, acrescentando: "afinal, é revoltante que uma instituição de ensino de longa tradição esteja expondo seus alunos e trabalhadores a situação tão degradante. A diretora só não a fechou por compromisso perante aos alunos, que não podem ser penalizados, mais ainda, com o impedimento às aulas", desabafa a parlamentar.

Propaganda enganosa. Outro fato que Mariângela afirma havê-la indignado foi "a leviandade com que alguns candidatos ligados à legenda do governo estadual anunciam como obra do governo Covas a reforma desse prédio, o que é inverídico - ou será que placa anunciando reforma quer dizer obra em andamento ou concluída?", questiona Mariângela.

(Mais informações, ligue para o gabinete da deputada Mariângela Duarte - 3886-6548-6535)

alesp