Arnaldo Jardim quer que Legislativo acompanhe alterações societárias das empresas de energia elétrica


22/02/2001 18:04

Compartilhar:


O deputado estadual Arnaldo Jardim (PPS) encaminhou um ofício nesta quinta-feira, 22/2, ao diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), José Mário Abdo, manifestando sua preocupação com as alterações societárias das empresas de energia elétrica do Estado de São Paulo, como o rearranjo societário entre a Eletropaulo e a Ligth; a reestruturação interna anunciada pela Eletropaulo; e a redefinição da sociedade entre os consórcios VBC (Votorantin, Bradesco e Camargo Corrêa) e a Eletricidade de Portugal Internacional S.A. (EDP).

Jardim lembra que essas alterações, segundo fontes do mercado, podem interferir diretamente na gestão da empresa Bandeirante de Energia, o que resultaria na criação de uma nova concessionária denominada "Piratininga", com atuação em São Paulo. Confirmadas as informações, essa transação poderia levar a Bandeirante e a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) a um controle acionário comum.

O deputado considera imprescindível que o Poder Legislativo acompanhe detalhadamente essas mudanças. "Toda a reestruturação precisa obedecer um planejamento prévio e metodologias adequadas, com ações que garantam a saúde financeira e econômica das concessionárias. Quando isso não ocorre, é sinônimo de desajuste e comprometimento da qualidade dos serviços prestados à população."

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Arnaldo Jardim - 3886-6834/6838)

alesp