Frente quer criar no Estado um projeto de fomento às economia popular


23/11/2007 20:40

Compartilhar:


Coordenada pelo deputado petista Simão Pedro, a Frente Parlamentar pela Economia Solidária foi lançada na manhã desta sexta-feira, 23/11, no auditório Teotônio Vilela.

Composta por mais de 20 parlamentares de diversos partidos, a frente tem como objetivo garantir uma legislação que facilite a formalização, permita acesso a créditos e possibilite a incorporação de novas tecnologias por parte de grupos (associações, cooperativas, clubes de troca, redes, complexos cooperativos etc.) que estejam associados com o objetivo de desenvolver ações produtivas.

"Um dos trabalhos da Frente é trabalhar pela aprovação do projeto que cria o programa Estadual de Fomento a Economia Popular, de minha autoria com o apoio de diversos parlamentares, que está pronto para ir a Plenário. Acompanhar o debate no congresso a respeito das modificações na legislação vigente sobre cooperativismo, que ainda é da década de 70 e está inadequada, é outra linha de atuação. Nosso trabalho é criar mais um espaço de discussão e incentivo para que os mais de mil empreendimentos que funcionam no Estado - que congregam desde o pequeno grupo de mulheres que fazem salgadinhos para festas, até empresas que funcionam em regime de autogestão, com até 500 funcionários - possam funcionar sem burocracia, com acesso a crédito e possibilidade da incorporação de novas tecnologias, além da garantia de comercialização", afirmou Simão Pedro.

Para o secretário nacional de Economia Solidária, Paul Singer, esta forma de economia tem crescido no país, e é hora de se criar mecanismo para a superação das dificuldades existentes. Uma nova legislação que facilite a formalização dos vários grupos, apoio técnico, tanto na parte econômica, como de incorporação tecnológica, são aspectos que Singer considera fundamentais, além das dificuldades de acesso ao mercado.

"Na área rural existe um programa de crédito que funciona bem, que é o Pronaf; nas áreas urbanas não existe um programa estabelecido que garanta acesso ao crédito barato, é um desafio que precisa ser vencido", afirmou Singer.

Participaram das discussões o senador Eduardo Suplicy (PT), deputados, vereadores e representantes de diversas organizações.

alesp