Eleito Conselho da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Aeronáutica Brasileira


02/12/2003 19:10

Compartilhar:


Da assesspria do deputado Roberto Alves

Em reunião realizada nesta segunda-feira, os deputados membros da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Aeronáutica Brasileira - composta por vereadores, deputados estaduais, federais e senadores - elegeram os membros da mesa diretora do organismo. O deputado estadual Roberto Alves (PTB) foi um dos quinze parlamentares eleitos para o Conselho Consultivo, um dos orgãos executores do trabalho. O deputado federal Marcelo Ortiz (PV-SP) será o presidente da Frente e o deputado Sarney Filho (PV-MA) responderá pela presidência do Conselho Consultivo.

A indústria aeroespacial brasileira, cuja maior parte das empresas - cerca de 70% - está concentrada no Vale do Paraíba paulista, região representada por Roberto Alves na Assembléia Legislativa de São Paulo, encerrou 2002 com faturamento superior a US$ 4 bilhões.

"O Estado de São Paulo se destaca no cenário nacional e vem, gradualmente, reunindo capacitação para os negócios aeronáuticos e aeroespaciais que ultrapassa as fronteiras do Brasil e o coloca na rota dos grandes investimentos mundiais nessas áreas" afirmou Roberto Alves. O deputado enfatizou a necessidade de a sociedade, através do Parlamento estadual, acompanhar as ações do governo brasileiro no setor, como forma de planejamento da retomada do seu desenvolvimento.

Segundo Alves, a primeira missão da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Aeronáutica Brasileira será convencer o Governo Federal a comprar de jatos para a Força Aérea Brasileira na indústria nacional. O processo para a compra de 20 jatos já se encontra em fase final. Entre as empresas concorrentes, cinco no total, estão duas empresas brasileiras, a EMBRAER, em parceria com a francesa Dassault, e a AVIBRÁS, em parceria com a russa KnAAPPO.

ralves@al.sp.gov.br

alesp