Convênio com Nossa Caixa abre linha de crédito para funcionários da Assembléia


06/03/2002 19:40

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A Nossa Caixa disponibilizou para os funcionários da Assembléia Legislativa ativos e inativos, linhas de crédito pessoal, para a aquisição de veículos e ainda para a compra ou reforma de imóveis residenciais. O convênio que permitiu a disponibilização dos financiamentos foi assinado nesta quarta-feira, 6/3, no salão nobre da Presidência da Assembléia Legislativa, pelos presidentes do Legislativo, deputado Walter Feldman, e do Banco Nossa Caixa S/A, Geraldo Gardenalli, tendo o documento como testemunhas os presidentes de três entidades representativas dos funcionários da Casa, José Carlos Gonçalves (Associação dos Funcionários da Assembléia Legislativa), João Bosco (Sindicato dos Servidores da Assembléia Legislativa) e Silvio Richetti (Associação dos Procuradores da Assembléia Legislativa).

O Banco do Funcionário Público, colocado a serviço dos funcionários da Assembléia, disponibiliza linhas de crédito exclusivamente para os funcionários públicos estaduais, correntistas ou não. O crédito pessoal é concedido através do programa Banco do Funcionário Público. As prestações serão debitadas em holerite na data de crédito dos proventos. No caso de crédito pessoal, o empréstimo poderá ser pago em até 36 meses e permite o financiamento de bens e serviços, não sendo necessário para a liberação do crédito alienar o bem (exceto no caso de veículos) nem comprovar sua aquisição.

Devolvendo confiança

"É uma grande satisfação estar assinando hoje este convênio. A Nossa Caixa está devolvendo a confiança que lhe foi depositada pelos funcionários públicos e pela população de São Paulo", disse o presidente do banco ao abrir seu discurso. Segundo ele, essa confiança, aliada à eficiência, fez com que a Nossa Caixa se tornasse o banco que tem hoje as mais baixas taxas de captação no mercado, o que possibilita devolver isso à sociedade e, particularmente, aos funcionários públicos, através de financiamentos com as mais baixas taxas de juros do mercado. Gardenalli atestou que a Nossa Caixa multiplicou, nos últimos oito anos, três ou quatro vezes o seu tamanho, crescendo mais que qualquer outro banco brasileiro. Outro motivo para as baixas taxas que deverão ser aplicadas aos financiamentos concedidos aos funcionários públicos é a possibilidade de desconto em folha de pagamento, o que reduz o risco a quase nenhum.

Transformação radical

O presidente da Assembléia, Walter Feldman, lembrou a difícil decisão, para o governo do Estado de São Paulo, de abrir mão do Banespa. "Sabíamos que havia a possibilidade de a Nossa Caixa crescer, sofrer uma transformação radical com uma administração enxuta e a adaptação de um banco público ao momento político e econômico que vivemos." Ainda sobre a venda do Banespa Feldman afirmou que tudo o que existia de bom naquele banco foi transposto para a Nossa Caixa, que é hoje o banco do povo de São Paulo. "No que depender de nós a Nossa Caixa nunca será privatizada. O banco abre suas ações no que é possível, garantindo o controle do Estado. Manteremos o poder com o Estado sem abrir mão do que é moderno", disse. Ele afirmou ainda que a possibilidade de baixas taxas e linhas de crédito populares só são possíveis através de um banco público e lembrou a participação da Assembléia no processo de abertura de capital do banco e do 1º secretário da Mesa, Hamilton Pereira, e do 2º secretário, Dorival Braga, na implantação do novo convênio.

Reajuste

O presidente da Casa lembrou também sua condição de funcionário público, para a qual disse que voltará um dia, e ressaltou sua disposição em manter boas relações com as entidades representativas dos funcionários da Assembléia. "Com muita sabedoria e diálogo, vamos, no momento certo, chegar a um salário que possibilite aos funcionários da Casa uma vida cada vez mais digna. Um salário que seja absolutamente suficiente", prometeu. Feldman disse que espera que esta Mesa, da qual é o presidente, seja lembrada "talvez daqui a 25 anos" como sendo uma Mesa que manteve o diálogo e se preocupou com os funcionários. Ainda sobre o reajuste dos funcionários, o presidente disse que alocará os recursos que forem possíveis para esse fim, além de tentar atender a outros itens da pauta de reivindicações. "Tenham certeza de que daremos o máximo que esta Casa puder para os funcionários que trabalham para o bem deste Estado", afirmou.

Agradecimentos

Feldman homenageou os funcionários da agência da Nossa Caixa da Assembléia na figura de seu gerente Valdir Ferreira, a quem agradeceu o carinho e atenção recebidos pelos servidores da Assembléia no trato diário.

Gonçalves e Bosco, representantes dos funcionários da Assembléia Legislativa, destacaram a prontidão e receptividade da Mesa Diretora da Casa em atender à solicitação do convênio que propõe condições mais favoráveis que as linhas de crédito encontradas no mercado.

alesp