Dia do Desarmamento Infantil


17/06/2003 17:50

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Analice Fernandes



A deputada Analice Fernandes (PSDB) apresentou projeto de lei que institui o Dia do Desarmamento Infantil. De acordo com o projeto, a data passaria a ser comemorada anualmente no dia 9 de outubro. O objetivo do projeto é estimular campanhas de desarmamento infantil em todo o Estado de São Paulo, como a que é realizada pela Distribuidora Nacional de Publicações (Dinap), empresa ligada ao grupo Abril.

"Em maio, a prefeitura de Taboão da Serra ganhou um prêmio pela campanha que fez em parceria com a Dinap: foram destruídas 23 mil armas de brinquedos na cidade, numa ação que envolveu 12 escolas", conta Analice. A campanha, realizada há dois anos em todo o Brasil, já arrecadou mais de 125 mil armas de brinquedo. Segundo a deputada, existem muitas ações de desarmamento infantil protagonizadas por ONG´s, escolas, empresas e prefeituras.

"A instituição do Dia do Desarmamento Infantil vai facilitar a articulação de todos os que trabalham com esse propósito, além de dar visibilidade ao tema", explica Analice.

Polêmica

O uso de armas de brinquedos por crianças é um tema polêmico. Embora a norma brasileira de fabricação de brinquedos proíba a industrialização e comercialização de brinquedos que se pareçam com armas de verdade, muita gente afirma que não é o uso de um brinquedo desse tipo que vai estimular comportamentos violentos. Existe até um estudo que foi feito com 20 presos de alta periculosidade do extinto Complexo Carandiru. Por meio de entrevistas com os presos, psicólogos revelaram que nenhum deles costumava brincar com armas de brinquedo na infância. Para a deputada Analice Fernandes, os comportamentos violentos são determinados por um complexo conjunto de fatores. "A violência está na televisão, nas ruas e até na escola, disso ninguém duvida; então, se ela já é tão acessível às nossas crianças, por que vamos engrossar esse caldo com as armas brinquedos?", questiona. O argumento da deputada também vale para a Abrinq ( Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedo), que não fabrica armas de brinquedo e jogos violentos.

afernandes@al.sp.gov.br

alesp