Em confronto com o infinito, Rosina D'Angina pinta a imensidão da prospectiva cósmica

Acervo Artístico: Emanuel von Lauenstein Massarani
14/01/2005 14:00

Compartilhar:


Rosina D'Angina elabora a cor e a luz com intensidade e vivacidade plástica. Seus quadros se traduzem, entretanto, na exaltação da solidão, em cujas sombras as várias camadas da estratosfera se tornam termos de comparação com distâncias ilimitadas.

Uma vibração constante parece-nos colher em seus trabalhos: exatamente a imensidão da indefinível prospectiva cósmica, pois a pintora adverte o dilema existencial que apaixona o ser humano em termos de confronto com o infinito.

O todo confere à superfície pintada uma insólita dimensão, onde a escolha das tonalidades cromáticas, a feliz paginação e o gosto saboroso e vívido do conjunto dão uma vitalidade autêntica que nasce da força que rende concreta toda vibração das cores.

Rosina D'Angina transfere o seu sentimento ideal de vida na representação pictórica, estabelecendo uma relação contínua com a ciência da cosmologia, enquadrada numa prospectiva mítica, de conformidade com uma reiteração ritual que se identifica com a visão dramática da própria vida.

A obra "Magalânica", doada ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, constitui uma visão sugestiva, na qual as cores contam tudo o que o conjunto da composição deixa à imaginação do observador.



A Artista

Rosina D'Angina, pseudônimo artístico de Rosina Ilda Maria D'Angina, nasceu em São Paulo, em 1932. Estudou desenho e técnicas de pintura com artistas plásticos de diversas escolas, passando por todas elas até romper com o vínculo entre a linguagem pictórica e a realidade objetiva.

Dedica-se ao desenho, pintura, escultura, artesanato e fotografia. Concluiu o curso de escultura em cerâmica no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, freqüentou o atelier Caulim e o curso de escultura e modelagem da UATU, na Universidade Mackenzie, e o de escultura com modelo ao vivo no atelier Kislansky.

Participou de diversas exposições de pintura e escultura desde o início da década de 90 e as principais dos últimos 4 anos são as seguintes: "A imigração em São Paulo", Memorial do Imigrante, SP; "Expressões em Movimento", Biblioteca Mário de Andrade; "Universo Infinito", Parque Avenida Galeria de Arte, SP (2001); "80 Milhões de Mulheres", Complexo Cultural Júlio Prestes, SP; "Os pássaros", Parque Avenida Galeria de Arte, SP, "Cores Femininas", Centro Cultural da Caixa Econômica Federal, SP; "Energia Vital", Livraria Cultura, SP; "Banco de Talentos", Cultura Inglesa, SP (2002); "Mandalas", Oficina Cultural Oswald de Andrade, SP; "Acontece na Granja Viana", Felix Boulevard, "Coração e Arte", Espaço Cultural Incor, SP; "La Magnífica", Espaço Cultural Infraero em parceria com Galeria Spazio Surreale, SP (2003 e 2004 ); "Vida", Parque Avenida Galeria de Arte, S,P e Espaço Cultural Serasa, SP; "Museu do Imaginário" , 54º Salão Paulista de Belas Artes, SP (2003); "Volta à São Paulo em mais de 80 malas", Memorial do Imigrante e Unisa, SP; 17º e 18º Mostra de Arte da Granja Viana, SP (2003 e 2004); 4º Salão Universo Feminino, Prodam, SP; "Cores Femininas", Teatro Municipal de Mauá, SP; "Uma viagem de 450", Sesc-Pompéia, SP; 4º Salão São Paulo 450 anos, Centro Cultural da Marinha, SP; 5º Biennale Internazionale D'Arte, Roma, Itália; "Retalho de Solidariedade", Faculdade Paulista de Belas Artes, SP; "Viagem Espacial", Galeria Spazio Surreale, SP; 15º Mostra Mercato d'Arte Contemporânea, Padova, Itália; "Oltre Frontiera" , Latina, Itália (2004).

Possui obras em diversas coleções particulares no Brasil e no exterior além de coleções oficiais como o Acervo Artístico da Assembléia Legislativa.

alesp