Mensagens contra drogas em eventos culturais e esportivos


02/04/2009 18:30

Compartilhar:


Em razão do veto total do governador ao Projeto de Lei 591/2007, que obrigava a veiculação de mensagens educativas sobre o uso de drogas ilícitas e de substâncias entorpecentes em sessões de cinema, shows, eventos culturais e esportivos, para o público infanto-juvenil, o deputado Gil Arantes (DEM) decidiu apresentar novo projeto de lei, excluindo a obrigatoriedade de veiculação de mensagens em cinemas.

Gil ingressou com nova propositura por entender que o projeto é de suma importância e que veto poderia ser parcial. Na justificativa, o governador se baseia, exclusivamente, no fato de que a veiculação de utilidade pública antes de sessão cinematográfica está regida por normas federais, sem fazer qualquer objeção a mensagens em shows, eventos culturais e esportivos.

Para o deputado, a obrigatoriedade da inserção das mensagens é uma maneira de atingir o maior número possível de pessoas, em particular, o jovem. Gil entende que utilizar os espaços de shows e outros eventos para que se mostre o perigo do uso de álcool, cigarro e outras drogas, é uma maneira de levar à conscientização. "A informação continua sendo a melhor arma de enfrentamento contra as drogas", observa.

Gil Arantes é vice-presidente da Comissão de Segurança Pública na Assembleia e foi o autor da Lei Seca em Barueri, quando prefeito. Essa lei passou a ser adotada por várias cidades do país, com resultados efetivos na redução da criminalidade.



garantes@al.sp.gov.br

alesp