Centro de Referência em Assistência Social em Guarujá


25/02/2008 16:18

Compartilhar:


No último dia 22, a deputada Haifa Madi (PDT) participou da inauguração de mais um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) em Guarujá. Desta vez, a unidade está situada em Vicente de Carvalho. O Cras atende famílias em situação de vulnerabilidade social, em decorrência da situação de pobreza, ausência de renda, precário acesso aos serviços públicos e rompimento ou fragilidades nas relações familiares e comunitárias.

O Cras integra o Sistema Único de Assistência Social (Suas), do Ministério de Desenvolvimento Social. O objetivo é promover a descentralização do atendimento prestado pela Secretaria Municipal de Ação Social. Nesses locais, os munícipes contarão com assistentes sociais e psicólogos, que auxiliarão as famílias de baixa renda a resolver problemas ligados ao relacionamento familiar e à cidadania.

Para a deputada Haifa Madi, "as unidades são ferramentas de apoio e descentralização para o desenvolvimento de políticas sociais. Por isso, quanto mais perto da população estiverem, melhor para a comunidade".

O diferencial dessa unidade é que o local centralizará os trabalhos sociais de regularização fundiária das comunidades da Prainha, Conceiçãozinha e Acaraú. O espaço, que já abrigava o núcleo Criança Cidadã, continuará atendendo às 60 crianças do projeto, voltado ao menor em situação de risco, como, por exemplo, aqueles que ficam em casa sozinhos quando os pais trabalham.

O serviço de acompanhamento familiar é realizado por meio de grupos de convivência, serviços sócio-educativos, fiscalização dos beneficiados pelo Programa Bolsa Família (PBF) e portadores do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Aqueles que ainda não possuem os benefícios do PBF e BPC poderão ser encaminhados pelo Cras, no processo de avaliação e inserção.



hmadi@al.sp.gov.br

alesp