Deputados paulistas participam do III Encontro Interparlamentar em Buenos Aires


21/08/2000 18:47

Compartilhar:


Uma comissão de representação de deputados paulistas participa nesta terça e quarta-feiras, 22 e 23/8, em Buenos Aires, do III Encontro Interparlamentar entre a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e a Câmara de Deputados da Província de Buenos Aires. A comissão, integrada pelo presidente do Legislativo paulista, deputado Vanderlei Macris (PSDB), o presidente do Fórum Parlamentar para Assuntos Latino-Americanos, deputado Milton Flávio (PSDB), e os deputados Arnaldo Jardim (PPS) e Henrique Pacheco (PT), além do secretário de Estado de Ciência Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Aníbal, vai assistir à aula inaugural da cátedra "Mercosul: Jornalismo e Comunicação", da Universidade Nacional de La Plata.

A Universidade Nacional de La Plata será a primeira instituição de ensino da Argentina a incluir no seu currículo o Mercosul, o que vai facilitar as discussões e ações sociais na construção de um pensamento científico único e de acordos regionais.

A comitiva paulista apresentará quatro painéis: Comissão Permanente do Mercosul (Vanderlei Macris), Integração com as Universidades (Milton Flávio), Movimentos Sociais na Integração do Mercosul (Henrique Pacheco) e Estados Provinciais e Municipais no Processo de Integração (Arnaldo Jardim). Vanderlei Macris informou que o encontro vai abordar a importância dos aspectos econômicos, políticos, técnico-científicos e culturais na integração dos países. "O mundo hoje está unido cada vez mais em blocos. O nosso (Mercosul) precisa ser preservado através de intercâmbios permanentes que levem em conta as culturas populares e os fatores de ordem política e econômica", comentou Macris.

De acordo com Milton Flávio, os encontros interparlamentares, de iniciativa do Fórum Parlamentar para Assuntos Latino-Americanos, visam incrementar as relações entre os países da América, definindo políticas comuns, e promover programas de desenvolvimento que valorizem as identidades entre as nações. "Um ideário comum de luta contra os grandes grupos hegemônicos foi o que provocou a criação do Fórum", acrescentou Milton Flávio.

Segundo o parlamentar, projetos na área cultural tendem a ganhar força neste III Encontro dada a grande identificação cultural entre Brasil e Argentina.

Deverá também ser acertada a formação de um fórum de desenvolvimento de pesquisa, com a participação dos dois países. Esse fórum foi proposto pelo secretário José Aníbal no II Encontro realizado na Assembléia Legislativa em 23 de novembro de 1999.

Na linha de adoção de políticas comuns, autoridades argentinas participam no próximo dia 29 de agosto, na Assembléia Legislativa de São Paulo, do Seminário Cadeia Produtiva da Pecuária Bovina no Mercosul. No evento, entre outras coisas, será debatida a harmonização de posições no Mercosul e ações conjuntas em terceiros mercados.

Ao avaliar os resultados das reuniões com os argentinos, Vanderlei Macris disse que a integração está acontecendo em cima de ações concretas. "Daqui para a frente precisamos alimentar uma realidade que implique a consolidação de um projeto que una os povos do Mercosul", reforçou Macris. A comitiva paulista vai entregar às autoridades argentinas uma publicação sobre os resultados do II Encontro Interparlamentar do Mercosul.

alesp