Notas de Plenário


22/11/2007 20:06

Compartilhar:


Entre as melhores do mundo

O deputado Davi Zaia (PPS) falou sobre a inclusão da USP e da Unicamp no ranking das 200 melhores instituições de ensino superior do mundo, publicado anualmente pelo "The Times Higher Education Supplement". A USP ocupa o 175º lugar e a Unicamp o 177º lugar. "Da América Latina, apenas foram classificadas uma universidade mexicana, a USP e a Unicamp", comentou Zaia. A classificação tem como base levantamento que inclui a opinião de acadêmicos, de companhias que empregam recém-formados, de estudantes de outros países e pesquisas realizadas pela universidade.

Contra o amianto

Marcos Martins (PT) lamentou decisão do Supremo Tribunal Federal de cassar a liminar que garantia a proibição do uso do amianto no Estado, previsto na Lei estadual 12.684/2007. O parlamentar pediu aos paulistanos que deixem de usar materiais de construção que tenham amianto em sua composição, ressaltando que o produto é cancerígeno. "Revista publicada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) fala sobre o mal causado pelo uso do amianto", alertou.

Expectativa

Vicente Cândido (PT) declarou estar na expectativa de que nesta quinta-feira, 22/11, a Assembléia aprove o Projeto de Lei 1.341/2007, enviado à Casa pelo governador para pagamento de indenização à Simone André Diniz, vítima de discriminação racial institucional. Diniz atendeu a anúncio de vaga para empregada doméstica, publicado em jornal paulista, e ao informar que era negra, foi excluída da seleção. Recorreu, então, à Delegacia de Crimes Raciais. O inquérito foi instalado e posteriormente arquivado pelo Ministério Público por falta de elementos que justificassem a ação. Através do apoio de entidades de defesa dos direitos humanos, o caso foi levado à Organização dos Estados Americanos (OEA), que condenou o Brasil por discriminação racial. A Justiça brasileira, então, determinou o pagamento da indenização, que compete ao Estado de São Paulo.

Agenda

A realização de audiência públicas em Taboão da Serra e Osasco, nesta quinta-feira, às 18h e 19h respectivamente, foi informada por Marcos Martins (PT). A audiência em Taboão é para tratar, conforme declarou o deputado, das conseqüências para o município do pedagiamento do Rodoanel. Martins disse que a melhora do trânsito local devida à construção do sistema rodoviário pode ser perdida, caso seja efetivado seu pedagiamento. Na Câmara Municipal de Osasco, a audiência é para tratar da "ameaça de privatização do Banco Nossa Caixa". O deputado disse acreditar que a determinação de avaliação de 18 empresas públicas pelo governo paulista é uma demonstração da intenção de privatizá-las.

alesp