Seminário ensina técnicas de marketing para Estados e municípios


21/11/2003 18:17

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DA REDAÇÃO

A Fundação Getúlio Vargas promoverá, nos dias 5 e 6 de dezembro, no Rio de Janeiro, o I Seminário de Marketing Governamental para Municípios e Estados. O objetivo do seminário é mostrar o que deve ser feito para resolver problemas com prefeituras e Estados que fazem muitas obras, apresentam muitas realizações, mas não são reconhecidas nem bem avaliadas pela população. Muitas vezes, segundo os organizadores "o público dá mais importância aos problemas do que às soluções, ou o governo é bem avaliado, mas os governantes não".

Inscrições podem ser feitas até 28 de novembro, pelo site www.cpdoc.fgv.br/fgvopiniao ou pelos telefones (21) 2524-7068/7156, com pagamento de taxa de R$ 550,00,. Confira abaixo os temas das palestras e os palestrantes.

Palestras

A utilização das pesquisas qualitativas e quantitativas no marketing governamental - Alberto Carlos Almeida - FGV. Como são feitas as pesquisas qualitativas e quantitativas e o que é preciso saber para controlar sua qualidade. Como a pesquisa permite descobrir qual é o impacto de cada realização ou obra do governo na opinião do público. As pesquisas, o desempenho do governo e as imagens de governadores, prefeitos e secretários de estado/município.

As estratégias que devem ser adotadas no marketing governamental -André Torretta (República Comunicação). Sistema de informação. Análise das pesquisas de opinião pública, pesquisas de mídia, cenário político. Planejamento estratégico. Objetivos, táticas. Como transformar o planejamento em ações. Discurso básico, ações políticas, ações junto à imprensa, ações publicitárias.

O relacionamento do poder público com a imprensa - Luiz César Faro e Carlos Pousa (Insight Inteligência). O relacionamento com a imprensa e a estratégia geral de comunicação. Conceito e objetivos. Monitoramento da imprensa como forma de identificar simpatias e resistências. Divulgação de ações de governo: como e quando privilegiar veículos? Quem pauta quem? O governo pauta a imprensa ou a imprensa pauta o governo? Ética e transparência nas relações com a imprensa. A importância da estrutura na qualidade do atendimento à imprensa. Momentos de crise: hora da avaliação do relacionamento.

Publicidade e marketing governamental - Luís Lara (Lew, Lara Propaganda). Quais são as funções de uma agência de publicidade na comunicação de um governo? Existem diferenças entre atender à iniciativa privada e ao setor público? Como fazer uma campanha governamental?

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