Transmissão da TV Assembléia é feita em velocidade diferente na Internet


30/08/2000 19:00

Compartilhar:


O sinal digitalizado da TV Assembléia, devido a características técnicas, está sendo transmitido pela Internet em velocidade diferente da utilizada na rede interna da Casa (Intranet). Enquanto na Intranet é possível transmitir o sinal com qualidade quase próxima à da TV, na Internet, devido a limitações na velocidade dos modems dos usuários residenciais, a velocidade é menor. A velocidade interna é quinze vezes maior do que a disponibilizada na Internet.

Outra diferença é a forma de transmissão. Enquanto a transmissão na Internet é ponto a ponto - tecnicamente chamada de Unicast, internamente, foi feita a opção por uma transmissão do tipo um para todos ou Multicast, como uma estação de TV que você pode sintonizar. Isso quer dizer que, quando o usuário externo clicar no link para a TV, ele será direcionado para um computador localizado na Embratel, que estabelecerá uma comunicação exclusiva com o computador do usuário. Já na rede interna, um computador transmite os sinais digitalizados continuamente, independentemente da quantidade de usuários que estão conectados. A razão deste procedimento é devido ao modo Multicast ser bloqueado na Internet porque causa tráfego de dados desnecessariamente. Na Intranet, podemos manter esse fluxo de informações controlado, sem afetar a performance da rede de computadores. Hoje, com uma rede de 10 Mbits, ele ocupa 3% da faixa disponível para utilização da rede, passando para 0,3 % nos próximos meses quando será implantada a rede de 100 Mbits. Esse número não muda, haja um ou quinhentos usuários conectados ao serviço.

A opção por não se gerar internamente o sinal digitalizado para os usuários externos se deve a questões operacionais. O link da Assembléia com a Internet seria prejudicado com o tráfego gerado, que causaria problemas para os usuários internos, principalmente no que diz respeito ao correio eletrônico, e para os externos, que não receberiam os sinais com a qualidade necessária.

Os recursos utilizados para colocar este serviço no ar internamente foram um computador Celeron 400 equipado com uma placa de sintonia e captura de vídeo comum, como as utilizadas em computadores domésticos, e os softwares NetShow Encoder para a digitalização, e NetShow Services para a transmissão, ambos fornecidos gratuitamente pela Microsoft, e a configuração e implantação do serviço foi totalmente executada pelo pessoal do Departamento de Informática da Assembléia, sem qualquer utilização de pessoal externo de suporte ou consultoria.

alesp