IPRS é elogiado em reunião da ONU


23/02/2001 14:45

Compartilhar:


A diretora do Departamento de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (PNUD), Sakiko Fukuda- Parr, qualificou de importante iniciativa a criação, pela Assembléia Legislativa de São Paulo, do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS). Ela assistiu na tarde desta quarta-feira, 22/2, à exposição sobre o índice que o presidente Vanderlei Macris fez na sede da ONU, em Nova York, durante reunião do PNUD.

Para Fukuda-Parr, o IPRS é uma inovação por ter sido iniciativa do Poder Legislativo e servirá como instrumento de políticas públicas para chamar a responsabilidade do gestor público.

O IPRS foi elaborado pela Fundação Seade a pedido da Assembléia Legislativa de São Paulo. A idéia surgiu dos trabalhos do Fórum São Paulo Século XXI, que durante cerca de dois anos reuniu diferentes segmentos da sociedade paulista, a fim de formular uma proposta de desenvolvimento para o Estado. A intenção era ter um parâmetro semelhante ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-ONU) para orientar políticas públicas dirigidas para a área social.

A Fundação Seade acabou consolidando um indicador social de terceira geração, que agrega dados sociais de todos os municípios paulistas, podendo ser atualizado a curto prazo. Técnicos do PNUD presentes à reunião disseram que, pelo seu caráter inovador, o IPRS poderia ser utilizado para dar mais qualidade ao IDH-ONU.

Fukuda-Parr destacou a importância do IPRS por ser capaz de receber aprimoramentos constantes e incluir outros parâmetros.

O presidente Vanderlei Macris fez a apresentação do IPRS, seguida de esclarecimentos técnicos do representante da Fundação Seade, Haroldo Torres. Estavam presentes à reunião o relator geral do Fórum São Paulo Século XXI, Arnaldo Jardim, o diretor-executivo da Fundação Seade, Flávio Fava de Moraes, e as diretoras Nádia Dini e Felícia Madeira.

O IPRS organizará um ranking de municípios de acordo com a sua situação social. Ele será divulgado a cada dois anos. Os municípios que mais se destacarem receberão certificados da Assembléia Legislativa. A primeira divulgação oficial acontecerá no dia 12 de março, data de encerramento do Fórum São Paulo Século XXI.

alesp