Deputado propõe solução para Cadeia Feminina de Votorantim


09/06/2003 17:06

Compartilhar:


Da assessoria do deputado José Caldini Crespo

O deputado e 2.º secretário da Assembléia Legislativa, José Caldini Crespo (PFL), será recebido nesta terça-feira, 10/6, pelo secretário da Administração Penitenciária do Estado, Nagashi Furukawa. Os dois deverão discutir questões relativas ao funcionamento da Cadeia Feminina de Votorantim. Para o encontro foram convidados: o prefeito de Votorantim, Jair Cassola, o presidente da Câmara daquele município, Jomar Teles Procópio e o verador Primo Alvino Vieira, autor de um requerimento cobrando melhorias para a Cadeia Feminina.

Em visita feita à Cadeia Feminina de Vorotantim no dia 19/5 -acompanhado do prefeito do município e de vereadores -, Crespo verificou as condições em que se encontram as presas e também do prédio onde estão abrigadas. Foi constatado pelos visitantes que o prédio necessita de reformas e as presas convivem com o problema da superlotação, já que a capacidade da cadeia é para 48 presas e atualmente vivem ali 160.

De acordo com o deputado, o objetivo do encontro com o secretário Furukawa é encaminhar uma solução definitiva para o problema. Durante a visita feita em maio, o prefeito Cassola se mostrou disposto a desapropriar uma área para a construção de um Centro de Detenção Provisória (CDP), para onde as presas poderiam ser transferidas. "Caso consigamos viabilizar essa proposta junto à Secretaria da Administração Penitenciária, o prédio onde hoje funciona a cadeia poderia ser reformado e transformado em Delegacia Participativa, que poderia abrigar a Ciretran e outros órgãos, possibilitando à Prefeitura a economia com o aluguel de imóveis que hoje são locados para abrigar tais serviços", destaca Crespo.

jccrespo@al.sp.gov.br

alesp