Deputada apóia obrigatoriedade do "Teste da Orelhinha"


02/12/2003 17:02

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Analice Fernandes

A deputada Analice Fernandes (PSDB), relatora da moção do "Teste Otoacústico", deu parecer favorável à moção elaborada pelo deputado Vinícius Camarinha (PSB) e dirigida aos presidentes da República, do Senado e da Câmara dos Deputados e aos líderes partidários, pedindo a obrigatoriedade do exame de emissões otoacústicas, conhecido por "Teste da Orelhinha" para diagnosticar a capacidade auditiva dos bebês, imediatamente após o nascimento, nas maternidades e hospitais pertencentes ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo informações fornecidas por hospitais públicos que já fazem o teste, a cada cem bebês prematuros, três apresentam deficiência auditiva. Esse número é cem vezes maior que os bebês em situação de risco em relação a fenilcetonuria, que é detectada pelo exame conhecido por "teste do pezinho", obrigatório por lei. Um bebê prematuro recebe ainda antibióticos e fica na incubadora, situações que pode agravar a surdez.

"Enfermeira que sou, só poderia ser favorável a um exame que tem como resultado um diagnóstico precoce. Ao perceber a surdez já na fase de recém-nascido, estas crianças vão ter chances de levar uma vida normal, ou seja, com desenvolvimento e aprendizado igual a de qualquer outra criança", finaliza a deputada Analice Fernandes.

afernandes@al.sp.gov.br

alesp