Governador, senadores e deputados são diplomados na Assembléia

Na cerimônia, presidente do TRE anunciou que número de eleitores por seção deve ser reduzido
19/12/2002 20:02

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

O governador Geraldo Alckmin, os dois senadores, os 94 deputados estaduais e os 70 federais foram diplomados na manhã desta quinta-feira, 19/12, na Assembléia Legislativa, em cerimônia que, segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador José Mário Antônio Cardinale, encerra a participação da Justiça Eleitoral no processo de eleição dos governantes.

Na abertura da cerimônia, Cardinale destacou o sucesso de uma eleição que envolveu 300 mil mesários e 800 juízes e promotores eleitorais, garantindo aos candidatos "ampla liberdade e tratamento igualitário, nos limites da lei".

Ele reconheceu que, ao lado de êxitos, como a urna eletrônica - "tecnologia de que nos orgulhamos em ser pioneiros" - as eleições de 6 de outubro último apresentaram problemas, como as filas de eleitores no primeiro turno.

"A partir de janeiro próximo, estaremos reduzindo de 600 para 400 o máximo de eleitores nas seções eleitorais", adiantou Cardinale. Para isso, mais prédios públicos e particulares terão suas instalações requisitadas para o pleito.

As datas de posse dos eleitos não coincidem. O governador Geraldo Alckmin será empossado no dia 1o. de janeiro próximo e os deputados federais assumem o cargo, em Brasília, em 1o. de fevereiro. Os deputados estaduais diplomados para a legislatura 2003-2007 tomarão posse no dia 15 de março, às 15 h, na Assembléia Legislativa. São 52 reeleitos e 42 novos deputados estaduais de uma bancada eclética, que reúne desde Vinícius Camarinha (PSB), que aos 22 anos se tornou o mais jovem deputado eleito no Legislativo paulista, até o jornalista Afanasio Jazadji (PFL), que vai exercer seu quinto mandato.

alesp