Governo contra a polícia: um erro

OPINIÃO - Afanasio Jazadji*
23/06/2003 17:23

Compartilhar:


Se houve crise no governo Fernando Henrique Cardoso por causa da escolha de assessores, infelizmente o governo Luiz Inácio Lula da Silva também já mostrou problemas para escalar o time. Em oito anos, FHC acabou tendo oito ministros da Justiça e inúmeras trapalhadas no combate ao tráfico de drogas.

Um dos ex-ministros da Justiça, José Gregori, ganhou como prêmio do governo tucano a Embaixada em Lisboa. Agora que o governo Lula escolheu o ex-deputado federal cearense Paes de Andrade para ocupar aquele cargo, Gregori protela o abandono das mordomias na capital portuguesa. Já no governo Lula, houve a seguinte declaração do secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Eduardo Soares, num seminário no Rio: "Os policiais do Brasil são profissionais da barbárie. Temos 550 mil funcionários das polícias no país. É preciso impor uma orientação clara, porque esses homens estão armados, mas são trabalhadores e cidadãos. Eles podem continuar a ser profissionais da barbárie, mas podem vir a ser profissionais da cidadania."

Incrível! Quantos absurdos numa só declaração! Não se sabe como o presidente Lula escolheu Luiz Eduardo Soares para esse importante cargo do governo. Mas, a julgar pelas confusões iniciais desse cidadão em quase seis meses de governo, numa época em que o país sofre com o incrível crescimento da violência e da criminalidade, dá para se prever que essa história não terminará bem. O problema é que certos políticos do PT continuam sem entender direito a necessidade de combater o crime para valer: não com poesia e sim com atitudes rígidas. Existem maus policiais, é claro, mas há também os exemplares. Não será combatendo a polícia que o governo petista chegará a uma solução!

Afanasio Jazadji é radialista, advogado e deputado estadual pelo PFL

alesp