OPINIÃO: Moeda Eleitoral

Hamilton Pereira*
11/11/2004 16:55

Compartilhar:


Uma investigação realizada pela equipe de jornalismo do programa "Fantástico", da Rede Globo de Televisão, deu vazão a uma série de denúncias sobre graves distorções na aplicação do Programa "Bolsa Família", fortemente utilizado como moeda eleitoral por parte de prefeitos inescrupulosos e sem compromisso público.

Uma das ferramentas do Governo Federal de combate à miséria, à exclusão social e pela promoção da emancipação das famílias mais pobres, o Programa tem o objetivo de oferecer, principalmente para as famílias mais carentes, a oportunidade de ter uma vida melhor. Porém, denúncias têm mostrado casos de Prefeituras que deturparam informações do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para realizar o cadastramento de famílias durante o período eleitoral, em troca de votos, antes mesmo da regulamentação dos procedimentos de cadastramento por parte do Governo Federal. Em outras cidades, foi constatado o pagamento do benefício a pessoas ligadas à família de prefeitos, que não cumpriam os requisitos exigidos para ingresso no Programa.

Felizmente, em contraponto a tal distorção, existem bons exemplos de Prefeituras que realmente se preocupam com os seus munícipes e querem ajudar a implementar o "Bolsa Família", que é o maior programa de transferência de renda da história do Brasil, além de ser o mais importante entre os que integram o Fome Zero.

A Prefeitura de Votorantim, por exemplo, já tem 1062 famílias sendo beneficiadas pelo Programa e já tem mais 1200 aguardando a liberação de recursos por parte do Governo Federal. Diferentemente de muitas prefeituras, em Votorantim, uma parceria da Caixa Econômica Federal com a Secretaria de Educação, tem permitido agilidade na entrega dos cartões do "Bolsa Família" aos seus beneficiados.

Um outro grande exemplo aconteceu em Maringá, no Paraná, onde a dona de casa Ione Pereira Machado devolveu o cartão do "Bolsa Família", porque seu marido havia conseguido um emprego. A atitude da dona Ione, que afirmou não considerar correto receber a ajuda porque outras pessoas precisavam desse dinheiro, motivou o envio de uma carta, escrita de próprio punho por parte do Presidente Lula, em agradecimento à atitude da dona de casa.

Na carta, Lula escreveu uma coisa que considero como recado fundamental ao nosso povo. "O governante precisa acreditar que é possível transformar este país, que ele tem jeito e que a imensa maioria de sua gente é honesta e merecedora de todo o nosso respeito e empenho. Aí, de sua casinha em Maringá, a senhora deu o exemplo que todos nós precisávamos".

A nossa parte, como cidadãos que somos, é participar na fiscalização dos serviços e recursos públicos e escolher, com mais critério, os nossos governantes.

*Hamilton Pereira é deputado estadual pelo PT.

alesp