Deputada quer garantir retorno ao trabalho no Hospital do Vale do Ribeira


03/11/2005 11:49

Compartilhar:


Uma manifestação pedindo a abertura de negociação marcou o oitavo dia de greve dos trabalhadores do Hospital Regional do Vale do Ribeira, na terça-feira, 25 de outubro. Com sede em Pariquera-Açu, o hospital tem cerca de mil funcionários. A paralisação atinge 60% de todos os serviços. Preocupada, a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) protocolou Indicação ao governador Geraldo Alckmin, pedindo que interceda para por um fim ao impasse.

Os trabalhadores em greve são contratados pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira " Consaúde, que administra o hospital e representa 26 municípios. Os recursos orçamentários e financeiros são oriundos do Governo do Estado, da prestação de serviços hospitalares e ambulatoriais ao Sistema Único de Saúde - SUS e das mensalidades repassadas pelos municípios.

"Os trabalhadores ligados ao Consaúde formam cerca de 80% do quadro de pessoal e acumulam 10 anos de defasagem nos salários. O que eles pedem, de imediato, é um reajuste de 30%, percentual que sequer cobre todas as perdas", explica a deputada Prandi. A presidente do SindiSaúde " Sindicato dos Trabalhadores na Saúde do Estado - , Célia Regina Costa, confirmou que, além do reajuste imediato, os trabalhadores querem discutir uma pauta com 17 itens diversos.

Um desses itens diz respeito à implantação de um Conselho Gestor, cuja criação é também defendida pela deputada Prandi. "O interesse dos trabalhadores em participar desse Conselho demonstra o compromisso com a defesa da saúde e a qualidade do atendimento. Tenho certeza que esses profissionais têm muita contribuição a oferecer", enfatiza.



RECURSOS

Ao apelar ao Governo do Estado para por fim ao impasse, a deputada Prandi indicou a necessidade de ampliação dos recursos transferidos à unidade hospitalar, para atendimento à reivindicação salarial.

"O Hospital Regional é fundamental na escassa estrutura de saúde dos municípios do Vale do Ribeira. A situação salarial dos funcionários atingiu ponto crítico. É essencial garantir a dignidade do trabalhador", afirma Prandi.

Além da Indicação dirigida ao governador Geraldo Alckmin, a deputada Maria Lúcia protocolou Requerimento de Informação, questionando o Governo do Estado sobre a transferência de recursos para o hospital.

"Investir em saúde traduz compromisso com a vida. Os trabalhadores são elo fundamental na garantia da qualidade dos serviços. Não se admite que sejam vítimas de salários aviltantes e amarguem dificuldades crescentes", observa. A deputada aponta ainda a necessidade de um canal permanente de negociação com o sindicato da categoria, para a garantia de reajustes periódicos e discussão das demais reivindicações.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp