Proposta criação de CPI dos Grupos de Extermínio


04/06/2003 18:55

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Romeu Tuma



O deputado Romeu Tuma (PPS), presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa, entregou nesta quarta-feira, 4/6, pedido de constituição de uma CPI para investigar a formação de grupos de extermínio no Estado de São Paulo. Notícias divulgadas pela imprensa nas últimas semanas indicam que policiais civis e militares estariam envolvidos em quadrilhas organizadas, que agem principalmente nos municípios de Guarulhos e Ribeirão Preto.

Várias vítimas, familiares e testemunhas já relataram suas experiências a promotores, parlamentares, representantes dos comandos das polícias Civil e Militar, além de representantes de entidades de defesa dos direitos humanos. "Mesmo assim, novos fatos vêm sendo denunciados. Desta forma, entendemos que as investigações devem se estender a todos os municípios onde houver denúncias", afirmou.

Tuma lembra que os fatos, se comprovados, afrontam as instituições democráticas e o Estado de Direito. "A sociedade exige uma resposta firme e eficiente do poder público na apuração desses crimes", disse o deputado. Se aprovada pela Assembléia, a CPI será composta por sete membros e terá prazo de 90 dias para investigar os possíveis envolvimentos de policiais civis ou militares nos grupos de extermínio.

rtuma@al.sp.gov.br

alesp