Deputado quer seguro agrícola contra cancro cítrico e greening


20/06/2008 18:25

Compartilhar:


O deputado Pedro Tobias (PSDB) solicitou ao governador José Serra providências no sentido de viabilizar a criação de um seguro agrícola contra o cancro cítrico e o greening, considerando a grande incidência dos efeitos dessas pragas na citricultura paulista. "Trata-se de duas doenças sérias, com as quais os produtores estão sendo obrigados a conviver, e que exigem atitudes e recursos contínuos para o combate", ressalta Pedro Tobias em documento encaminhado ao governador Serra.

O cancro cítrico é um dos principais problemas da citricultura mundial. É uma doença causada por bactéria que proporciona grandes danos às plantas e não é controlada de forma eficiente pelo uso de defensivos agrícolas. O risco da doença agrava-se pela facilidade de disseminação.

Já o greening é considerado a mais devastadora das doenças que ameaçam a citricultura paulista, pois é de difícil controle e altamente destrutivo para os pomares. A bactéria causadora da doença é transmitida por insetos e afeta os sistemas vasculares da planta, movendo-se dentro da árvore até que toda a copa da planta seja afetada, tornando a produção desprezível.

Buscando sensibilizar o governador José Serra sobre a importância da criação de um seguro agrícola contra o cancro cítrico e o greening, Pedro Tobias salienta em sua propositura que a citricultura paulista gera milhares de empregos e riquezas para o Estado.



ptobias@al.sp.gov.br

alesp