Comitê sobre o Parque Nacional dos Altos da Mantiqueira


19/02/2010 17:17

Compartilhar:


Os prefeitos Júnior Felippo (Guaratinguetá), Otacílio Rodrigues (Piquete), José Celso (Queluz) e Ana (Campos do Jordão) integram o comitê formado para dar sugestões à proposta de criação do Parque Nacional dos Altos da Mantiqueira, apresentado, em outubro de 2009 pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), órgão do Ministério do Meio Ambiente.

A iniciativa de criar o comitê aconteceu em encontro realizado, no dia 18/2, no gabinete do prefeito de Guaratinguetá, e decorre de reunião articulada pelo deputado Carlinhos Almeida (PT) e pelo senador Aloizio Mercadante, ambos do PT, realizada, no dia 10/2, em Brasília, com a presença de seis prefeitos e do presidente do ICMbio, Rômulo José Fernandes Barreto Mello. Nessa reunião ficou acertado que o ICMbio vai rever o cronograma de implantação do parque e abrir um canal de diálogo com a população e os prefeitos.

O Comitê de Prefeitos fará articulações políticas, enquanto um grupo formado por secretários municipais, representantes de sindicatos e entidades ambientais vai realizar estudos e ouvir técnicos ligados à agricultura e ao meio ambiente para apresentar propostas sobre a criação do parque.

O deputado Carlinhos Almeida, presente à reunião de Guaratinguetá, sugeriu " e sua proposta foi aceita " encaminhar documento oficial à Casa Civil da Presidência da República e aos ministérios ligados à questão comunicando a criação do Comitê de Prefeitos e seus objetivos. "A reunião em Brasília foi muito boa, mas é preciso continuar o diálogo para esclarecer dúvidas e buscar a melhor formatação para o futuro parque."



carlinhos@carlinhos.org

alesp