Da Tribuna


08/06/2010 19:58

Compartilhar:


Insensibilidade



Olimpio Gomes (PDT) relatou fato ocorrido em 1º de junho, quando acompanhou uma reunião da administração da Sabesp com os funcionários que estão em greve e que vivem a expectativa de atendimento às suas reivindicações salariais. De acordo com o deputado, ao chegar até a sede, sua entrada não foi permitida pela secretária de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, Dilma Pena. Gomes criticou a atitude: "Imagina o exemplo que ela está dando para as ramificações da secretaria". Ele ressaltou que estava no local como membro da Comissão de Relações do Trabalho e como representante da Assembleia.(TB)



Reivindicações constitucionais



Carlos Giannazi (PSOL) informou que compareceu a reuniões com os trabalhadores da Universidade de São Paulo (USP) que estão em greve. De acordo com o deputado, trata-se de uma situação grave, já que o movimento de reivindicação salarial, que está unificado entre USP, Unicamp e Unesp, não tem sido atendido pelas três reitorias. Giannazi afirmou que foram cortados os pontos de cerca de mil trabalhadores da USP, "apenas por exercerem seu direito constitucional". Ele enfatizou que se trata de uma tentativa de criminalização do movimento sindical, sendo uma política comum do PSDB, que segundo ele, prega "ódio" aos servidores.(TB)



Princípios constitucionais



Vanderlei Siraque (PT) lamentou a atitude da secretária de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, Dilma Pena, que não permitiu a entrada do deputado Olimpio Gomes na sede da secretaria. De acordo com Siraque, trata-se de defender as prerrogativas da Assembleia: "O regime republicano exige transparência", enfatizou. Para ele, é necessário tomar uma posição enquanto Assembleia Legislativa, independente de partidos políticos: "Quem é oposição hoje, pode ser situação amanhã", afirmou. Para o deputado, a democracia está acima de qualquer partido político: "É uma pena. Lamentamos esse tipo de postura", ressaltou. (TB)



Governo atuante



Pedro Tobias (PSDB) concordou com as afirmações feitas por Vanderlei Siraque (PT) a respeito do que ocorreu na secretaria de Energia com Olimpio Gomes. Tobias também comemorou a inauguração de sistemas de tratamento de esgoto em 15 cidades do Estado, entre elas Barueri e Tabatinga. De acordo com o deputado, o governo do PSDB é atuante e "mostra serviço", em vez de fazer apenas discursos eleitorais. (NS)



Regularização fundiária



Donisete Braga (PT) lamentou a morte de Pedro Yamaguchi Ferreira, filho do deputado federal petista Paulo Teixeira, que prestava serviços em uma comunidade indígena no Amazonas. O parlamentar também falou sobre as comemorações do Dia da Ecologia e do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5/6, ressaltando a importância do tema e das leis aprovadas pela Casa que, segundo ele, redefinem e estabelecem um novo marco regulatório nos mananciais e recursos hídricos. Comemorou ainda a regularização fundiária de quase quatro mil chacareiros em Mogi das Cruzes pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). (NS)



Mesmo apetite



Conte Lopes (PTB) questionou as matérias publicadas pelos jornais estaduais a respeito da prisão de policiais da Baixada Santista acusados de envolvimento em ações ilegais contra bandidos. "Queria que prendessem os bandidos que matam policiais com o mesmo apetite que prendem os policiais suspeitos", afirmou. Ainda de acordo com Lopes, policiais são mortos diariamente e faltam pressões por parte da imprensa, das corregedorias e da Secretaria da Segurança para se fazer justiça. O parlamentar também lamentou que assuntos como o combate às drogas sejam mencionados apenas em momentos de campanhas eleitorais. (NS)



Agricultura familiar



Luiz Carlos Gondim (PPS) falou a respeito do seu projeto de lei que dá a denominação de "Wady Baaklini" à Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP de Jaboticabal. De acordo com o deputado, a família Baaklini fez muito pela cidade e, por isso, merece o reconhecimento através da denominação. Gondim comentou ainda a luta na questão da agricultura familiar e comemorou o assentamento de alguns chacareiros que será realizado na região de Mogi das Cruzes. De acordo com ele, esses chacareiros são responsáveis por 15% das verduras e hortaliças consumidas no Estado há mais de 50 anos. (NS)

alesp