Da Tribuna


04/02/2011 18:50

Compartilhar:


PEC 300



Olimpio Gomes (PDT) falou sobre a expectativa da família policial pela votação, em segundo turno, da PEC 300, em tramitação na Câmara dos Deputados, em Brasília. "Durante o período eleitoral houve vários posicionamentos favoráveis à aprovação da PEC 300, inclusive do atual vice-presidente da República, Michel Temer, à época presidente da Câmara dos Deputados." Passado esse período, algumas pessoas passaram a falar contra. Apesar disso, o deputado informa que a maioria dos parlamentares são favoráveis à aprovação da proposta. (LP)



Solidariedade



Sobre os protestos no Egito, Carlos Giannazi (PSOL) enalteceu a forma organizada e democrática das manifestação em prol da saída do presidente Hosni Mubarak. "É um governo que não tem compromisso com a cidadania". Comparando com o Brasil, o deputado menciou recentes manifestações dos paulistanos contrários ao aumento da passagem de ônibus. Outro assunto mencionado foi a reeleição de José Sarney para a Presidência do Senado. "É um verdadeiro escárnio à nação, um retorcesso. Há quase dois anos ele quase foi cassado..." (LP)



Farmácia popular



O programa Aqui Tem Farmácia Popular, do governo federal, vai oferecer medicamentos contra hipertensão e diabetes de graça. A medida foi anunciada nesta semana pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e, conforme disse o deputado Donisete Braga (PT) essa foi uma das promessas de campanha da presidente Dilma Rousseff, cujo cumprimento só foi possível graças a um acordo negociado entre o governo e o setor farmacêutico. Qualquer brasileiro pode ter acesso aos medicamentos, desde que apresente um documento com foto, o CPF e a receita médica. (LP)



Fechamento de posto do MTE



Olimpio Gomes (PDT) pediu ao Ministério do Trabalho e Emprego que a situação em Presidente Venceslau seja revertida. Segundo Gomes, o município teve seu posto fechado depois da aposentadoria de seu funcionário. "O funcionário velho se aposenta e o Estado impede o novo servidor de assumir o posto." O parlamentar disse que com o fechamento da agência do MTE, a emissão de carteira de trabalho e seguro-desemprego foram direcionados ao posto da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do governo de São Paulo. Gomes disse que, se houver necessidade, serão feitas manifestações públicas.(DV)



Burocratas da educação



Carlos Giannazi (PSOL) contou que fez várias visitas em escolas estaduais e municipais e observou que há grande dificuldade na realização das matrículas. Ele criticou um sistema de integração implantado entre as escolas que, segundo ele, só tem trazido problemas. "Esse programa, imposto pelos buracratas da educação, fez com que as escolas perdessem sua autonomia. O sistema matricula os alunos conforme o seu CEP, mas apresenta erros gravíssimos. Algumas mães tiveram seus filhos colocados em escolas diferentes, um perto e o outro longe de casa". Giannazi finalizou citando os alunos do EJA, que também estão descontentes com relação às matrículas. (DV)

alesp