Diretor da Texaco presta esclarecimentos à CPI

(com foto)
21/03/2002 21:02

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A CPI dos Combustíveis, presidida por Edmir Chedid (PFL), recebeu na tarde desta quinta-feira, 21/3, o diretor de marketing da Texaco Brasil, Carlos Fernandes, que veio prestar esclarecimentos sobre as atividades da empresa no setor investigado pela comissão.

Fernandes afirmou que a Texaco tem rigoroso programa de qualidade de combustíveis. "Para isso contamos com uma empresa terceirizada, a Falcon Bauer." Ele lembrou que a empresa foi a primeira a usar marcadores de combustíveis.

Segundo o diretor, em caso de produto adulterado encontrado, a Texaco cobra do proprietário do posto sua procedência. "Se o problema persistir, descredenciamos o distribuidor de nossa bandeira."

O representante da Texaco acredita que para se coibir a adulteração de combustíveis é preciso intensificar a fiscalização nos postos. "Recomendamos ação conjugada entre as esferas do governo e as distribuidoras."

Para Fernandes, o Judiciário tem que atuar mais na questão dos combustíveis adulterados. "A impunidade dos crimes garante a prática deles. Muitas vezes um posto é autuado, mas consegue liminar e volta a funcionar em dois dias."

No que se refere à diferenciação de preços, Fernandes disse que ela se deve ao fato de que preços menores são oferecidos a partir de sonegação fiscal.

A Texaco tem uma média de preço de R$ 1,42, que varia de acordo com o local de instalação, o capital de giro e o investimento que a distribuidora fez no posto. Atualmente a empresa opera com 2.800 postos e tem à disposição do consumidor um serviço 0800.

O presidente Edmir Chedid informou que nesta sexta-feira, 22/3, a CPI vai apresentar no Congresso da Associação Paulista de Municípios, em Serra Negra, um painel sobre o impacto ambiental provocado por irregularidades na manipulação de combustíveis.

alesp