Comissão debate seminário sobre gerenciamento da água


24/11/2003 20:24

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Durante reunião extraordinária da Comissão de Serviços e Obras Públicas da Assembléia Legislativa, ocorrida nesta segunda-feira, 24/11, os parlamentares debateram se o Legislativo deve ou não organizar um seminário para tratar do gerenciamento da água no Estado.

Entre as questões abordas pelos deputados, uma delas é se a fiscalização do serviço das concessionárias de abastecimento e distribuição da água deve ser de competência do Estado ou do Município. Lembrou o deputado Rodolfo Costa e Silva (PSDB) que "a prefeita de São Paulo já entrou na Justiça questionando a questão da fiscalização".

A discussão sobre o tema gerou discórdia entre os parlamentares, uma vez que a bancada governista defendeu a "excelência dos serviços prestados pela Sabesp" e a bancada de oposição suscitou algumas dúvidas: sobre o valor da tarifa de fornecimento de água, sobre a política das concessionárias e sobre a honestidade das empresas que venceram o processo licitatório - "lembrando que a maioria dos contratos vencem em 2004", disse Costa e Silva.

"A princípio, acho que esse seminário deve acontecer ainda este ano. Mas se não houver oportunidade, ele será feito no início do próximo ano", declarou Sebastião Arcanjo.

Projetos aprovados

A comissão também aprovou os pareceres favoráveis ao Projeto de Lei 349/2003, do Executivo, que autoriza a Fazenda do Estado a transferir para terceiros, mediante alienação onerosa, precedida de certame licitatório, imóvel situada à Rua General Glicério, em Socorro; ao PL 368/2003, de Souza Santos (PL), que obriga as concessionárias a adotar medidas de controle do acesso às torres de transmissão de energia elétrica; e ao PL 451/2003, de Alberto Turco Loco Hiar (PSDB), que dispõe sobre a forma de cobrança de seguros e outros serviços não-obrigatórios oferecidos pelas concessionárias, permissionárias ou outras prestadoras de serviço público.

alesp