Deputada quer solução para congestionamentos em Praia Grande


13/04/2005 15:14

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A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) está reivindicando ao Governo do Estado a definição de um cronograma de investimentos em Praia Grande, com o objetivo de eliminar os congestionamentos naquele município, em fins de semana e feriados prolongados. A parlamentar defende que o Estado priorize a construção da alça que ligará a Via Expressa Sul à Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no trecho Cubatão - Pedro Taques.

A reivindicação de Prandi está contida em Indicação que a parlamentar protocolou na Assembléia Legislativa, dirigida ao governador Geraldo Alckmin. O documento frisa que o Governo do Estado está em débito com Praia Grande. "Sem nenhuma ajuda, o município tem executado obras cujos benefícios se refletem nas cidades vizinhas", destaca.

A parlamentar lembra que, quando do anúncio da duplicação do chamado Acesso 291, em 2001, o Governo do Estado assumiu o compromisso de parceria, mas nenhum centavo foi destinado à Prefeitura de Praia Grande. "O município continua esperando os R$ 8 milhões prometidos à época".

A alça projetada deverá eliminar os imensos congestionamentos que se verificam em Praia Grande, quando há maior afluxo de turistas. De acordo com o projeto, a nova pista deverá ter cerca de 3.600 metros de extensão e será construída onde hoje está a Rua Álvaro Silva Júnior, com acesso pela Via Expressa Sul, na Av. Ministro Marcos Freire, Bairro Quietude. A pista segue entre os loteamentos Quietude I e II e Ilha das Caleiras, até a Rodovia Padre Taques, onde a interligação se dará no Km 288. O trecho não terá semáforos, o que ajudará na fluidez do trânsito.

Mais obras

A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) também está empenhada em obter do Governo do Estado o compromisso de ser parceiro de Praia Grande na execução de quatro passagens subterrâneas na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no trecho entre a Curva do "S" e o bairro Solemar, na divisa com Mongaguá.

Estudos mostram que as passagens projetadas são indispensáveis para garantir a segurança dos pedestres, que hoje se arriscam atravessando a estrada. "As antigas passarelas de concreto se transformaram em verdadeiros elefantes brancos. São rejeitadas pela população e impossíveis de serem usadas por idosos e deficientes físicos".

Outra obra projetada é a criação de uma praça de retorno, no Padrão DER (conhecida como "pingo"), na altura do Km 292, onde fica o bairro Melvi. Sem a possibilidade de retornar naquele trecho, para encurtar distâncias muitos motoristas optam por um cruzamento onde o veículo entra em sentido contrário na pista, o que provocado diversos acidentes, alguns deles bastante graves. "O trânsito de veículos cresceu muito naquele local, nos últimos anos, e isto tem que ser considerado na definição de prioridades", conclui Prandi.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp