Recursos para a recuperação do rio do Peixe


01/07/2008 17:28

Compartilhar:


O secretário estadual do Meio Ambiente, Francisco Graziano, afirmou nesta segunda-feira, 30/6, no encontro Vamos Salvar o Rio do Peixe, realizado em Mariápolis, que não faltarão recursos financeiros para recuperar o rio que passa por 35 cidades da Alta Paulista. Hoje, o rio do Peixe, que abastece vários municípios da região, além de Presidente Prudente e Marília, se encontra em um avançado processo de degradação com assoreamentos, poluição e falta de mata ciliar.

O deputado Mauro Bragato (PSDB), organizador da frente em defesa do rio, quer buscar junto aos órgãos públicos a formação de um grupo de trabalho para implantação de uma política de recuperação do curso d"água. O rio do Peixe nasce na cidade de Garça e possui 350 quilômetros de extensão, sendo que, em alguns pontos o nível da água não ultrapassa 10 centímetros.

O secretário Graziano ressaltou que o rio torna-se poluído logo após a nascente, com o lançamento do esgoto sanitário da cidade de Marília, onde está sendo construído um sistema de tratamento que vai fazer com que o esgoto não seja mais lançado in natura no rio. "A meta é que até 2010 a obra esteja concluída", declarou.

Graziano destacou a atuação do deputado Mauro Bragato nas propostas de recuperar o rio junto a prefeituras, à Unesp, DAEE, Cetesb, Secretaria Estadual da Agricultura, ONGs, proprietários rurais entre outros que estão engajados no processo.

O deputado José Bittencourt (PDT), membro da Comissão da Agricultura da Assembléia, também participou do evento. Ao lado de prefeitos e secretários municipais, e do secretário Francisco Graziano o deputado Mauro Bragato seguiu depois para Teodoro Sampaio na inauguração do Porto do Morro do Diabo.



mbragato@al.sp.gov.br

alesp