Livro revela a busca da justiça na atuação do MP nos 20 anos da Constituição de 1988


19/11/2008 21:37

Compartilhar:


Casos de atuação do Ministério Público como no acidente da TAM, no crime do bar Bodega, na conquista dos direitos à acessibilidade bancária para as pessoas com deficiência, na permanência dos moradores no Pelourinho ou a contra a atitude de provedores que mantêm sites com conteúdo racista são relatados na obra que será lançada nesta segunda-feira, 24/11, pela Imprensa Oficial do Estado e pelo Movimento do Ministério Público Democrático.

Em julho de 2007, a atuação do Ministério Público de São Paulo foi essencial para garantir que os familiares e dependentes das vítimas do acidente da TAM recebessem da empresa aérea e da seguradora valores justos, que garantissem sua subsistência. Esse e outros 19 casos que destacam a atuação do Ministério Público na defesa dos direitos e na obtenção de justiça para a população estão no livro 20 Anos da Constituição do Brasil " Ministério Público & Cidadania, 20 casos emblemáticos, que será lançado nesta segunda-feira, 24, às 20h, na Assembléia.

Os textos foram escritos pelas jornalistas Regina Ramoska e Ana Paula Lara Campos Prado a partir de entrevistas com os promotores locais e pessoas que se envolveram nos casos ou que se beneficiaram com a atuação do Ministério Público.

Além dos casos já citados, o livro traz relatos como referente à despoluição do rio Formoso, em Bonito (MS), recuperado por iniciativa da ação do Ministério Público local; o da criação do Centro Educacional Santa Mônica, em Aracaju (SE); entre outros.

O livro faz parte de uma grande campanha de comunicação do Movimento do Ministério Público Democrático, que também terá lançamento nesta segunda: Constituição do Brasil, 20 anos. Ministério Público, ao seu lado fazendo da Constituição um instrumento de cidadania.

fcapez@al.sp.gov.br

alesp