Arnaldo Jardim alerta para risco de São Paulo enfrentar crise de energia semelhante a da Califórnia


08/02/2001 16:35

Compartilhar:


O deputado estadual Arnaldo Jardim (PPS) ocupou nesta quarta-feira, 7/02, a tribuna da Assembléia Legislativa de São Paulo para alertar quanto ao perigo que o Estado de São Paulo corre em relação ao fornecimento de energia elétrica.

Em seu pronunciamento, Jardim apontou os problemas que o Estado da Califórnia vem sofrendo em seu fornecimento de energia. Lá, o consumidor vive constantes blecautes e aumentos de preço (saltou dos históricos US$30 por MW/hora para US$ 1400 MW/hora), o que tem levado ao êxodo de indústrias. Para o deputado, o exemplo serve de referência para São Paulo, pois ambos os estados acabaram de passar por um processo de desregulamentação deste setor estratégico. "A reestruturação das empresas de energia no nosso Estado deverá ser acompanhada de perto para que os mesmos erros não aconteçam por aqui. Estamos atravessando um momento delicado, pois todas as empresas distribuidoras de energia estão passando por alterações societárias", afirma Jardim.

Arnaldo Jardim aproveitou para propor a criação de um Conselho Estadual de Política Energética, que garantirá, por meio do Poder Legislativo, a fiscalização das concessionárias e será "um instrumento de preservação do interesse público e garantia da qualidade dos serviços e da universalização no atendimento".

Durante o seu discurso, Jardim festejou a aprovação da emenda constitucional que permitirá que as empresas concessionárias sejam convocadas pela Assembléia Legislativa para prestarem esclarecimentos quando necessário. "Estas áreas estratégicas precisam ser constantemente monitoradas, pois são de interesse público e constituem a base para o desenvolvimento industrial. Assim, reduziremos os riscos de blecautes e não seguiremos o mau exemplo da Califórnia", complementou.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Arnaldo Jardim - 3886-6834/6838)

alesp