Rede pública deve criar programa de combate ao alcoolismo

Projeto, que depende de sanção do governador, prevê formação de parcerias com entidades antialcoólicas
18/10/2001 13:27

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou projeto de lei do deputado Valdomiro Lopes (PSB), que cria, na rede pública estadual de saúde, um programa de assistência e recuperação de dependentes de álcool. Estudos apontam que, atualmente, o alcoolismo afeta 15% da população brasileira e é responsável por 90% das internações em hospitais psiquiátricos. "É uma doença que não somente afeta o indivíduo, como desintegra a família", disse Lopes. "Temos visto o governo fazer campanha no combate ao fumo, e o mesmo precisa acontecer com o alcoolismo."

O projeto aprovado destina 1% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), arrecadado com a venda de bebidas alcoólicas no Estado, ao programa, que atuará em quatro etapas. Na etapa de reintegração, a Secretaria de Saúde deve estabelecer convênio com a Secretaria de Educação, para oferecer ensino profissionalizante aos ex-dependentes. "É preciso que, depois de recuperado, o ex-dependente retorne ao mercado de trabalho, e o ensino profissionalizante é um primeiro caminho para isso", avaliou Lopes.

Caberá também à Secretaria de Saúde formar parcerias com entidades que atuam na área e possuem infra-estrutura para prestar serviços na recuperação de dependentes, como as associações antialcoólicas. "Essas parcerias são fundamentais. E temos recebido muitas manifestações de apoio das entidades antialcoólicas, que vêem no projeto mais um aliado no combate a essa terrível doença", finalizou o deputado.

Segundo Valdomiro Lopes, as entidades do setor esperam que o governador Geraldo Alckmin sancione o projeto, "que sem dúvida vai ajudar a recuperar muitos dependentes que precisam tratamento".

alesp