Servidores federais realizam manifestação na Assembléia


17/10/2001 18:21

Compartilhar:


Da redação

Representantes dos servidores públicos federais da Saúde e do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) em greve há mais de 60 dias se reuniram nesta quinta-feira, 17/10, com o presidente da Assembléia Legislativa, Walter Feldman. Os sindicalistas solicitaram a intervenção de Feldman junto ao governo federal para que sejam retomadas as negociações.

O representante do Sindicato da Saúde e Previdência (Sinsprev), José Rubens Decares, disse que o Legislativo, por sua importância política, poderia influenciar o governo. Feldman mostrou-se disposto a colaborar. Segundo o presidente, ele entraria em contato com lideranças do governo para que as partes se reunam o mais rápido possível. Os grevistas forma acompanhados de deputados do PT e PC do B.

Pauta de reivindicações

Os servidores apresentaram três reivindicações básicas. A primeira é a reposição salarial anual, conforme reza a Constituição Federal e foi determinado pelo Supremo Tribunal Federal. Segundo Decares, o presidente da República não cumpre nenhuma das duas determinações e a perda salarial da categoria atinge 75,48%. O segundo ponto é a luta contra a retirada de gratificações conquistadas na Justiça e a redução de 47,11% no salário. Os funcionários também reivindicam a realização de concurso público, uma vez que o déficit funcional é de 18 mil pessoas.

Plano de Cargos

Há 15 anos a categoria realizou greve similar e em acordo com o governo da época conseguiu um acordo que previa o Plano de Cargos, Carreiras e Salários. Entretanto, Decares afirmou que o plano não saiu do papel e apenas 30% dos funcionários obtiveram o benefício através da Justiça. Os manifestantes pleiteiam a extensão para o restante dos servidores.

alesp