Greve dos trabalhadores do CEETEPS


19/04/2004 15:46

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Hamilton Pereira

"Total falta de interesse em encontrar uma solução para a greve dos funcionários do Centro Paula Souza". Esta foi a avaliação do deputado estadual Hamilton Pereira (PT) sobre o posicionamento do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, João Carlos Souza Meirelles, durante a primeira rodada de negociações entre grevistas e Governo, realizada na Secretaria na tarde da quinta-feira, 15/4. O movimento grevista iniciado em 16 de fevereiro reivindica a reposição de perdas salariais acumuladas nos últimos nove anos, que totalizam 72,22%.

Hamilton Pereira, que foi designado pela Comissão de Relações do Trabalho da Assembléia Legislativa para participar da audiência, considerou a reunião inócua e afirmou que o secretário insistiu no argumento da impossibilidade de dar qualquer aumento aos professores e funcionários das Escolas Técnicas e Fatecs devido às limitações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal. "O secretário disse que o Governo já está dentro do limite prudencial que impede os reajustes", afirma Hamilton.

O deputado explica também que o secretário, "embora mantenha o canal aberto ao diálogo", afirma que só se poderá avançar em termos de propostas após o fechamento do primeiro quadrimestre deste ano, "quando se constatará se houve ou não crescimento da arrecadação do ICMS". "Isso significa que, somente na segunda quinzena do mês de maio, o governo do Estado abrirá uma possibilidade de negociação concreta", explica Hamilton Pereira.

Propostas

O deputado propôs ao secretário o empenho intersecretarias no sentido de se montar uma força tarefa para solucionar o problema da greve, incluindo técnicos da Secretaria da Fazenda para que, trabalhando com números, o governo possa projetar alguma perspectiva à comunidade do Centro Paula Souza. "O secretário não se mostrou sensibilizado com o nosso apelo", afirmou Hamilton Pereira. "Ele demonstra não ter nenhuma preocupação com o destino da greve, na medida em que não apresenta números concretos que possam sinalizar uma trégua à greve, na medida em que as entidades querem negociar especificamente os salários", completa.

O deputado Carlinhos Almeida, que é presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, propôs ampliar a comissão de negociação com técnicos das secretarias e sindicatos para trabalharem com dados orçamentários que permitam a avaliação de possibilidades de negociação.

Hamilton Pereira afirmou que apesar da falta de empenho por parte do secretário Meirelles, os deputados continuarão procurando negociar. "Temos que continuar provocando as Secretarias para tentar sensibilizar o Governo", afirmou Hamilton Pereira. "Vou procurar o secretário adjunto de Emprego e Relações do Trabalho (Dorival Braga) e cobrar o compromisso de intermediar as negociações com o governo do Estado para que tenhamos uma audiência agora na Secretaria da Fazenda", completou.

Intermediação

Em audiência na Comissão de Relações de Trabalho da Assembléia na terça-feira, 13/4, o secretário adjunto de Emprego e Relações do Trabalho, Dorival Braga, assumiu o compromisso de intermediar as negociações dos trabalhadores do Centro Paula Souza com o Governo do Estado.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp