Comissão de Esportes e Turismo aprova projeto que evita fraude no futebol


07/01/2008 18:54

Compartilhar:


Ao aprovar o PL 245/07, de autoria da deputada Analice Fernandes (PSDB), a Comissão de Esportes e Turismo pretende acabar com o "gato", termo como é conhecido o jogador de futebol, que mente a idade para competir em categorias com atletas mais jovens.

O projeto obriga o atleta de futebol a submeter-se ao exame de idade óssea que será comparado à idade assentada no respectivo registro de nascimento, quando o atleta for registrar-se junto às ligas municipais ou nas categorias profissionais e amadoras vinculadas à Federação Paulista de Futebol. Além disso, o atleta deverá apresentar cópia autenticada do histórico esco­lar do ensino fundamental e três declarações de pessoas idôneas residentes no domicílio do nascimento do atleta atestando sua idade.

O projeto vem reforçar o maior controle sobre atletas como o jogador de codinome "Karioca", da equipe sub-15 do Santos Futebol Clube, que chegou a afirmar que "ninguém sabe quantos anos eu tenho. Só eu e Deus", quando foi descoberta a adulteração que o atleta tinha feito nos seus documentos.

alesp