Assembleia Popular


09/11/2009 11:12

Compartilhar:


Direitos humanos



José Roberto Alves da Silva, do Instituto Zero, lembrou do aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que é comemorado no dia 10 de novembro. Alves criticou o Poder Judiciário paulista que, segundo ele, é moroso e privilegia quem tem maior poder econômico.



Formação de lideranças



O representante do Grêmio Social Recreativo Sudeste (SER-Sudeste), Mauro Alves da Silva, informou que o grêmio irá promover cursos de formação e capacitação de lideranças que têm como tema, entre outros, o Código de Defesa do Consumidor, o Estatuto da Criança e do Adolescente. Da Silva citou diversos casos em que alunos foram humilhados dentro da escola e reiterou que a escola é um espaço em que o aluno é o único sem direito a voz e opinião.



Direito à cidadania



Merice de Andrade Quadros, da Organização Não-Governamental Embu Guaçu em Ação, lembrou do episódio em que a aluna de uma universidade foi humilhada por colegas em função da roupa que usava. Criticou a forma como as mulheres são atendidas nas delegacias de polícia, alegando que muitas vezes são ainda mais humilhadas. "Vivemos num Estado em que não há cidadania. Impera a violência contra o idoso, a mulher, a criança", declarou.



Homem terrível



"É um homem terrível esse secretário!", disse Cremilda Estella Teixeira, do Núcleo de Apoio a Pais e Alunos (NAPA), ao comentar o blog do secretário de Educação do Estado, Paulo Renato Souza.



Crises



Evani de Almeida Pereira (Professora Marilu), da sociedade civil, falou da violência que sofreu quando foi "arrancada" de seu apartamento, através de mandato judicial. Ela afirmou que a sentença judicial foi influenciada por sua atuação contra a adoção de crianças brasileiras em outros países. Também apresentou seus respeitos à família Fleury, que recentemente atravessou uma grande crise.



Legalização de imóveis



Josanias Castanha Braga, do Movimento Social Parelheiros, cobrou de deputados e vereadores que defendam as conquistas da Lei Específica da Billings. "Os moradores da região querem a legalização dos seus imóveis." Braga também afirmou que o Hospital de Parelheiros continua a ser apenas uma promessa de campanha do prefeito de São Paulo.

alesp